Yiheng está mais perto do sub 4 do que nunca

Yiheng Wang é um nome que você já deve ter cansado de escutar aqui nesse blog. O atual recordista mundial de single e de média é sem sombra de dúvidas o maior nome do speedcubing na atualidade. Já tendo quebrado 11 recordes mundiais, não se pode discutir o alto nível do speedcubing sem considera-lo. E nesse final de semana, mais uma vez, para a surpresa de absolutamente ninguém, ele quebra novamente o recorde mundial de média no 3×3. Mas dessa vez, estamos provavelmente a apenas um passo do sub 4. Vamos ver o que aconteceu.

Yiheng Wang recentemente

Recentemente Yiheng quebrou um recorde que chocou o mundo, o seu primeiro recorde de single, com um incrível tempo de 3.08 segundos. E aí, até mesmo aqui no blog, fizemos a pergunta. O que ocorrerá primeiro? O sub 3 de single ou o sub 4 de média. Bom, Yiheng quase nos deu a resposta definitiva para essa pergunta.

Yiheng Wang

No último final de semana, Yiheng quebrou novamente o WR de média de 3×3 com a incrível marca de 4.03 segundos. Antes disso, ainda de sua posse, o recorde era de 4.05 segundos. Uma melhoria pequena, mas extremamente significativa considerando o nível que o chinês tem.

Dessa vez ele ficou a apenas 4 centésimos de chegar finalmente na casa dos 3 segundos. Isso significa que qualquer leve melhoria em algum dos tempos que entraram na média, resultaria em um sub 4 de média. E como vocês verão, ele teve essa chance.

A média

A média começa de maneira brilhante, com um tempo de 3.57. Sem nenhuma comemoração, Yiheng já começa com um dos melhores inícios da história. Agora, deve ter em mente que o nervosismo deve ser controlado. E ele faz isso muito bem, seguindo com um 3.81. Esse tempo agora já está contando na média, o que permite para ele a possibilidade de sonhar com um sub 4 de média. Entretanto esse sonho dura pouco, visto que no terceiro tempo ele consegue um 5.28. Um tempo incrível, mas não suficiente nesse nível do speedcubing.

Vídeo da média

Porém, tudo muda na quarta solve. Um brilhante 3.32 abre inúmeras portas para ele. Para garantir o sub 4 de média, ele precisaria de um 4.60. É seguramente o mais perto que alguém já esteve disso. Porém, lamentavelmente, na ultima solve, após várias travadas, ele consegue um 4.70. Apenas 1 décimo de diferença. Ainda assim, isso foi suficiente para garantir o recorde mundial de média.

O futuro

A frustração de Yiheng é nítida. Ele queria e sabia o quanto estava perto do sub 4, e sabe o quão difícil é ter essa chance. Outra estatística assustadora é a melhor média possível. Caso, ele tivesse conseguido o melhor tempo na ultima tentativa, ele teria alcançado a média de 3.57. Imagine isso, um recorde de média de 3.57.

É claro, isso é extremamente improvável. Mas considerando que ele fez outros dois tempos baixos na mesma média, isso não é impossível. E isso nos mostra que o recorde mundial ainda tem muito para ser reduzindo. Ainda que cheguemos no sub 4, Yiheng, ou algum outro nome, tem a chance de melhorar esse tempo, e de chegar cada vez mais próximo do limite. Quando isso vai acontecer? Só o tempo dirá. Mas seguramente você vai ficar sabendo a respeito nas postagens semanais que acontecem aqui no blog da Oncube! Até a próxima postagem!

Gostou do conteúdo? Compartilhe