Já falamos sobre a importância de sempre verificar o seu cubo mágico antes de se inscrever em uma competição oficial. Contudo, a gente sabe que imprevistos acontecem e pode ser que seu cubo quebre no meio de uma resolução. Mas o que podemos fazer caso nosso cubo apresente um defeito durante um evento? É sobre isso que iremos falar hoje!

Participar de um campeonato oficial é um sonho para muitos amantes do cubo mágico. Apesar do brinquedo estar conquistando espaço em todo o mundo, muitas pessoas ainda não encontraram um evento próximo ou em sua cidade. Por isso, quando temos a oportunidade de se inscrever em uma competição, desejamos que tudo aconteça da melhor forma possível.
Antes de participar de um evento, você deve realizar algumas tarefas. São exemplos: ler o regulamento da World Cube Association (WCA), treinar, planejar a rota para o local do evento e é claro, observar o seu cubo mágico.
Porém, se mesmo realizando tudo isso você ainda tiver a infelicidade de apresentar problemas com o puzzle no momento da sua resolução, não precisa se desesperar. Confira como poderá contornar essa situação.
Defeito no cubo prejudica o competidor?
Primeiramente, os defeitos de quebra-cabeça incluem peças quebradas, peças torcidas e parafusos, tampas e adesivos soltos.
Se seu cubo apresentar defeito durante o seu uso, não se preocupe. Isso porque o regulamento permite que você escolha reparar o defeito e continuar a tentativa de resolução ou interrompê-la.

Caso você resolva reparar o defeito, deverá consertar apenas as peças defeituosas. Contudo, não poderá usar ferramentas e/ou peças de outros quebra-cabeças, pois isso acarretará em penalidade de desqualificação da tentativa (DNF).
Reparos permitidos durante uma competição oficial
Você pode realizar alguns reparos durante sua resolução. Confira a lista abaixo:
- Se alguma peça cair ou sair do lugar, o competidor pode colocá-la de volta;
- Se o competidor consertar o quebra-cabeça, mas descobrir que o quebra-cabeça é insolúvel mais tarde durante a resolução, ele pode desmontar e remontar no máximo 4 peças para tornar o quebra-cabeça solucionável;
- Se o quebra-cabeça for insolúvel e puder ser solucionado girando uma única peça de canto, o competidor pode corrigir a peça de canto girando-a no lugar sem desmontar o quebra-cabeça.
Resoluções com os olhos vendados

Resolver um cubo de olhos vendados não é uma tarefa fácil. Mas já imaginou resolver um defeito com os olhos vendados? É isso o que acontece quando um cubo de um competidor em uma resolução de olhos vendados precisa fazer, caso contrário, irá sofrer penalidade de desqualificação da tentativa (DNF).
Peças separadas ou não totalmente coladas no final da resolução

Por fim, você sabe o que acontece quando alguma das partes do cubo ficam separadas ou não totalmente colocadas no final da resolução? Confira a lista.
- Se uma ou mais peças sem faces coloridas forem afetadas, o quebra-cabeça é considerado resolvido;
- Se uma parte com uma face colorida for afetada, o quebra-cabeça é considerado resolvido;
- Se mais de uma parte com uma face colorida for afetada, o quebra-cabeça é considerado não resolvido (DNF);
- Se uma ou mais peças com mais de uma face colorida forem afetadas, o quebra-cabeça é considerado não resolvido (DNF).
Desenvolva suas habilidades com a ONCUBE
Agora que você já sabe o que acontece quando um cubo apresenta defeito em uma competição, pode desenvolver suas habilidades para participar de eventos oficiais. Para isso, você pode consultar os tutoriais da ONCUBE, clicando aqui.
Além disso, você pode adquirir um novo puzzle na loja da ONCUBE e não correr o risco de ter um cubo apresentando defeitos durante uma competição oficial. Clique aqui.
E, então, cubista? Preparado para participar de uma competição oficial?

A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!