Você conhece as peças do cubo mágico?

Não é novidade que o cubo mágico foi desenvolvido com a finalidade de auxiliar nas aulas de geometria que eram ministradas por Erno Rubik. Contudo, talvez você não saiba que  houve grande dificuldade em criar um método de montagem das peças do cubo. 

As peças de centro

Três faces do cubo mágico

O cubo é formado por 6 faces diferentes. Com isso, cada face é formada por uma cor diferente. Para saber sua cor, existe como referência a cor de uma peça da face que fica sempre imóvel, denominada de peça de centro

Por conta dos seus eixos as cores que estão opostas são fixas e sempre serão opostas. Não existe possibilidade de cores assim se tornarem vizinhas em algum movimento que faça. Se por um acaso você conseguir pegar centros opostos e torná-los vizinhos ou as tampinhas foram arrancadas ou você conseguiu uma incrível quebra de eixos. . 

geralmente, a face amarela é oposta à branca. A face vermelha é oposta à laranja. Por fim, a face azul é oposta à verde.

As peças de meio

Peças de meio

As peças de meio são aquelas que se encontram, como o nome diz,  no meio de cada aresta do cubo. Ela pode estar no lugar certo, mas na posição errada. Também pode estar simplesmente no lugar errado. Por fim e como o desejado, pode estar no local certo e com a orientação certa.

Para que isso aconteça, é necessário que suas duas cores correspondam às faces que a tocam.

As peças de canto

Peças de canto

As peças do canto são aquelas que ficam nas vértices do cubo. Ela possui três faces com cores diferentes, sendo 8 no total. Para saber se ela está na posição correta, suas três cores devem corresponder às três faces que a tocam.

As camadas 

As três camadas do cubo mágico

O cubo mágico é formado por três camadas. São elas a superior, a inferior e a do meio. 

As faces recebem os seguintes nomes, variando da forma como está segurando o cubo:

Upper: face superior;

Down: face inferior;

Left: face esquerda;

Right: face direita;

Front: face da frente;

Back: face de trás.

Às vezes o mais difícil de entender é o básico

Saber as peças do cubo irá te auxiliar a entender a lógica dos movimentos necessários para se resolver o cubo. Nesse sentido, sabendo as peças do modelo base que é o 3x3x3, você poderá levar essa lógica para outros modelos, podendo resolvê-los com maior facilidade. 

Assim, procure sempre pelos centros, meios e cantos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe