Um novo formato pro Speedcubing?

Quem acompanha o chamado speedcubing, ou seja, o cubo mágico de alto nível, sabe que, na maior parte das vezes, as competições giram em torno da WCA. E é ela que torna um campeonato oficial ou não. No entanto, para muitos, ela não torna o cubo mágico interessante para os espectadores, e, então, começa-se uma discussão a respeito de um possível novo formato de competições. Na postagem de hoje, vamos explorar essa questão um pouco mais em detalhes.

O formato WCA

Não há, por si só, um “problema” com os campeonatos da WCA, pois eles são extremamente importantes, e fazem com que o speedcubing cresça muito ao redor de todo o mundo. Porém, há uma discussão enorme a respeito de se esses torneios são, de fato, a melhor forma de representar esse mesmo alto nível, já que, para muitos, existem outros formatos que tornam a tradicional “média de 5” ultrapassada.

Logo da WCA

Veja bem, para apreciar uma competição de alto nível nos moldes das competições da WCA, é necessário ter um certo conhecimento a respeito de como elas funcionam. Em outros esportes maiores, uma pessoa leiga, ao ter o seu primeiro contato, muito provavelmente já entende intuitivamente como ele funciona, coisa que não acontece com o speedcubing.

E é aí que formatos alternativos começam a surgir como uma possível alternativa, pois é muito mais fácil de entender o que está acontecendo, e isso torna a competição muito mais emocionante, principalmente quando a disputa se dá tempo a tempo, com algum tipo de eliminação ou algo assim. E, recentemente, esses formatos vêm sendo cada vez mais explorados.

Monkey League

A Monkey League foi, talvez, a primeira grande experiência nesse formato, pois ela teve um grande destaque na pandemia, acontecia de forma online, e era transmitida para milhares de espectadores. Além disso, os melhores do mundo participavam e competiam entre si, solve a solve. Cada solve valia um ponto e, a cada 3 pontos, você ganhava 1 “Set”. E, após uma quantidade de sets, geralmente 5, você ganhava aquela partida.

Monkey League

Esse modelo se assemelha muito mais com o de outros esportes de alto nível, e garante uma experiência muito emocionante para o espectador, já que vários nomes muito conhecidos hoje em dia, como o de Tymon Kolasinski e Leo Borromeo, tiveram a sua participação na época, e se destacaram nesse torneio.

Foi, talvez, a primeira experiência competitiva desse tamanho e, sem sombra de dúvidas, serviu, e ainda serve até hoje de inspiração para muito do que falaremos a seguir.

Cubing Clash

Esse preâmbulo todo veio para comentar a respeito de 2 coisas que aconteceram recentemente, e que podem ser o pontapé para uma mudança competitiva significativa dentro do speedcubing. Já que tivemos 2 eventos grandes, com formatos diferentes, e ambos com propostas distintas. O primeiro deles foi o Cubing Clash.

O Cubing Clash foi uma disputa exclusivamente entre Yiheng Wang, o atual recordista mundial, e Tymon Kolasinski, já citado anteriormente. Os dois são muito conhecidos na atualidade, e se destacam imensamente pelo seu talento competitivo.

Partida Completa da Cubing Clash

A disputa seguia o exato mesmo formato da Monkey League, com uma diferença importante: esse evento foi presencial. Havia, inclusive, a venda de ingressos, com lotes e espaços diferentes, incluindo até mesmo uma área VIP para assistir ao duelo. A organização deste evento, em específico, foi realmente muito diferente dos demais. Isso mostra o quanto o speedcubing pode, sim, ser um esporte de consumo para o grande público.

Premiere Speedcubing League

O outro evento, que aconteceu alguns dias depois, após o término de um campeonato, foi a Premiere Speedcubing League. Esse foi um evento com um total de 8 participantes, e que seguia o formato de dupla eliminação. O conceito era basicamente o mesmo, com algumas pequenas diferenças de estrutura, que o tornaram, talvez, ainda mais interessante.

Highlights da Final

A presença de mais cubistas, sem dúvidas, aumenta também o sentimento de imprevisibilidade, ainda que deixe o evento mais longo e cansativo. No final, a grande disputa do campeonato na final se deu entre Matty e Tymon, e o final é espetacular! Você pode conferir tudo isso nos vídeos que deixamos aqui citados.

O Futuro

Aqui fica uma pergunta: será que está na hora de a WCA cogitar alterar o seu formato? Tendo em vista espalhar o speedcubing para fora da nossa bolha? Eventos como esse podem atrair patrocínios mais facilmente, e assegurar que o speedcubing de alto nível cresça ainda mais.

Se isso acontecerá, só o tempo dirá. Temos o mundial de 2025 nesse ano, em julho, que promete fortes emoções. Vejamos como será a transmissão desse evento, e se a WCA fará algo de diferente. Qualquer nova informação a esse respeito, você com certeza irá conferir aqui no Blog da Oncube! Até o próximo post!

Gostou do conteúdo? Compartilhe