Tymon como todos sabem é um dos grandes nomes do speedcubing na atualidade. Com 2 recordes mundiais de 3×3 e tendo atualmente a segunda melhor média no mundo, o polonês se destaca pelo uso de técnicas extremamente avançadas que tornam suas soluções mais eficientes. No entanto depois do advento recente dos grandes nomes chineses, como Yiheng e Ruihang, Kolasinski acabou sendo um pouco esquecido por muitos que acompanham os campeonatos. Apesar disso, ele ainda continua na ativa, e talvez, melhor que nunca.
Mais um fim de semana “normal”?
No último final de semana Tymon participou do Cube4Fun, campeonato em seu país natal. O torneio além de contar com todos os big cubes, teve 3 rodadas de seu main event, o 3×3. Sua performance foi extremamente consistente entre as rodadas. A “média” de suas 3 médias foi de incríveis 5.15 segundos, e das 15 resoluções, 7 foram abaixo de 4 segundos, algumas beirando a casa dos 3 segundos.
Mas foi na segunda rodada que algo ainda mais impressionante aconteceu. Tymon conseguiu novamente um sub 5 de média, com a incrível marca de 4.90 segundos. Esse tempo que sem dúvidas é baixo, é “somente” a terceira melhor média dele, sendo essa a quarta vez que o competidor quebra a barreira dos 5 segundos na média. Mas além do tempo, a performance na rodada é da mesma forma impressionante.
Quem já competiu sabe como funciona uma média de 5. Seu melhor e pior tempo são descartados, e se calcula a média simples dos 3 tempos restantes. Ao mesmo tempo que isso garante uma certa margem de erro, caso isso ocorra muito cedo na rodada, a pressão para as soluções restantes é enorme. E logo na segunda resolução, após abrir com um sub 5, ele faz seu pior tempo, e teve que lidar com isso ao longo de toda a média. Porém, em uma solução brilhante, ele garante seu melhor tempo na última resolução, e com ele essa incrível média.
Tymon x Yiheng
Essa é uma comparação difícil, mas importante de ser feita. Ambos são cubistas brilhantes, mas é claro que recentemente o destaque para Yiheng tem sido muito maior. Como mencionado essa foi a quarta vez que faz uma média na casa dos 4. Mas Yiheng já o fez impressionantes 25 vezes. Há uma clara dominância por parte do chinês. Mas será que ela pode estar ameaçada?
O grande ponto aqui é a frequência desses tempos. Para Yiheng sub 5 é algo convencional. Mas para Tymon, após seu primeiro sub 5 em 2022, demorou mais de um ano para que pudesse repetir o feito. Porém, neste ano já é a segunda vez, e em um intervalo de apenas 3 campeonatos, com menos de 10 rodadas de diferença entre uma e outra. E mais, as médias de modo geral estão caindo. A média das 10 rodadas anterior era de 5.60, e esse tempo é superior a pior marca dele nas últimas 10 rodadas.
Estatísticas
Comparando-os, usando o mesmo critério das ultimas 10 rodadas, temos no momento Yiheng com 5.21 e Tymon com 5.23. Claro, de modo geral as médias de Yiheng são melhores, e essa estatística é influenciada negativamente por uma performance abaixo da média em uma dessas rodadas. Mas ainda assim esse número mostra uma aproximação grande, e que provavelmente Kolasinski fez alguma alteração em suas estratégias que podem render melhor em torneios.
Esse debate se torna ainda mais interessante quando se deixa de lado a questão de recordes e passamos a pensar em grandes campeonatos. É claro que a disputa pelo WR com certeza é um dos objetivos de Tymon. Mas pensando no Mundial do ano que vem, em Seattle, a consistência é muito mais importante do que ter um único tempo impressionante. E sob esse aspecto, vêm se formando claramente 2 grandes favoritos pelo título.
Muito mais que 3×3
3×3 é e sempre será o principal foco. Mas não podemos esquecer que estamos tratando também de um grande nome dos big cubes. Apesar de nunca ter tido um WR, ele é o atual campeão mundial de 4×4 e 6×6, e vice no 5×5 e 7×7. Destaque para o 5×5 onde ele também chegou muito próximo do título. Esse campeonato mostrou também que a performance nos cubos grandes continua no ponto.
Com uma média de 21.50 no 4×4, chegou muito próximo do NR. E vêm chegando ainda cada vez mais perto do recorde europeu, e da segunda colocação no mundo. Acontecimento que ele já deixou claro em entrevista após o título no mundial que ele deseja que aconteça. Teve também sólidas performances no 5×5 e 6×6. Isso considerando que muito provavelmente por não estarmos perto de uma grande competição na qual ele esteja disputando algum título, provavelmente não tem sido esse seu grande foco.
Tymon é um grande cubista e que busca alcançar sempre o seu máximo. Aqui no Blog temos tutoriais para te ajudar a iniciar nessa jornada dos cubos. E claro, sempre que tiver qualquer notícia relacionada a ele, ou a grandes nomes do presente certamente teremos outras postagens aqui para que vocês possam acompanhar. Continuem sempre treinando!