O primeiro passo para se resolver o cubo mágico é fazer uma cruz em uma das faces, no caso faremos na cor branca, você pode fazer em qualquer cor, mas recomendamos que também comece pelo branco, para que fique mais fácil de entender com as mesmas cores. Se quiser seguir com outra cor, só adaptar para o padrão de cores mostrado na introdução.
A cruz ficará dessa forma:
Você pode notar como as cores se ligam, veja a peça branca e verde, ela liga o meio branco com o centro branco e a o meio verde com o centro verde.
Pode-se dizer que, essa é a etapa mais difícil do cubo mágico, pois ela é a única que não tem uma fórmula concreta para montar, usaremos apenas a lógica.
Para facilitar, vamos reduzir essa passo em duas etapas. Na primeira, vamos fazer a cruz branca em volta do centro amarelo (sem nós preocuparmos com as cores das laterais) como na figura abaixo, essa parte será chamada de “etapa Margarida”. Já na segunda, transformaremos ela na cruz branca final.
PRIMEIRA ETAPA (MARGARIDA):
Não existe um segredo para fazer essa parte, recomendo que primeiro você tente fazer a Margarida sozinho, para entender como o cubo mágico funciona.
Mas se tiver dificuldades, segue algumas dicas:
A forma mais simples é buscarmos na lateral do cubo uma peça de meio com branco, com ela pra nossa frente só precisamos levantar sua camada, fazendo com que ela vá para a camada de cima.
Nesse exemplo, fizemos o movimento R.
Se não encontrarmos nenhuma peça na lateral, significa que ela deve estar na face de baixo. Caso isso aconteça, faça um movimento duplo levando ela diretamente para cima.
Quando subirmos a peça branca para a camada de cima, precisamos garantir que não tenha outra peça branca no lugar, como é o caso da foto ao lado.
Caso tenha uma peça branca, vamos girar a camada de cima, trazendo uma peça de outra cor e depois subir a peça de meio branca.
Nesse exemplo, fizemos o movimento U’ e depois R.
Também podemos encontrar uma peça na camada de baixo virada para frente. Quando isso acontecer, vamos girar a camada da frente uma vez para qualquer um dos lados, assim ela ficará igual ao caso mostrado anteriormente.
Movimento F
Esse mesmo caso também pode acontecer com a peça virada pra frente na camada de cima, se isso acontecer só seguir o mesmo processo.
Agora que a nossa “Margarida” está pronta, vamos transformar ela na cruz branca.
SEGUNDA ETAPA:
Nessa segunda parte pegaremos uma peça, juntaremos com a cor de meio correspondente e faremos um giro duplo para levar a peça de meio branca para baixo, olhe no exemplo:
Nesse caso escolhi a peça de meio Branco e Vermelho, vou girando a camada de cima até essa peça encontrar o Centro de mesma cor (No caso encontrar o centro vermelho). Exemplo da imagem: Movimento U
Vamos focar exclusivamente nessa peça, ignore todas as outras por enquanto, mesmo que elas também estejam na posição correta.
Agora farei um movimento duplo nessa camada levando a peça que tem Branco para a camada de baixo. Exemplo da Imagem: Movimento F2
Pronto, se olharmos agora para nosso centro branco vemos a nossa cruz final começando a se formar
Você seguirá essa última etapa até não sobrar mais nenhum meio branco na camada de cima.
Quanto terminarmos todas as peças teremos nossa cruz pronta.
Existe a possibilidade de você fazer a cruz branca direto sem passar pela etapa da “margarida”, depois de praticar um pouco você até pode tentar, mas a coisa mais importante que precisamos prestar atenção aqui é que as cores de meio devem estar ligadas com as cores de centro como mostrado nas imagens ao lado.