Agora que você já sabe resolver o cubo mágico no método básico, vamos seguir para o método avançado, também conhecido como método Fridrich ou CFOP.
Nesse método nós resolveremos o cubo mágico em 4 etapas ao invés de 7.
1 – Cruz
2 – F2L (First 2 Layer) – Primeiras duas camas.
3 – OLL (Orientation Last Layer) – Orientação da última camada.
4 – PLL (Permutation Last Layer) – Permutação da última camada.
O método fridrich é composto por 119 casos, sendo:
F2L – 41 casos
OLL – 57 casos
PLL – 21 casos
Antes de iniciar esse método você precisa aprender alguns novos movimentos.
Clique AQUI para conhecer os movimentos avançados
Você deve ter percebido que esse método é bem grande, porém, não é impossível, só é necessário paciência e dedicação. O tempo de aprendizado vai depender de pessoa pra pessoa, eu mesmo levei cerca de uns 5 meses para aprender o método completo, mas conheço pessoas que levaram mais de 1 ano e outras que aprenderam em 1 mês, então tudo depende de você.
Com o tempo você estará aplicando as fórmulas sem nem pensar nelas direito.
Recomendo que você aprenda nessa sequência:
F2L – Todos os casos
OLL – 7 casos da cruz (do caso 1 ao 7)
PLL – Todas as PLLs (na ordem que está na página)
OLL – Restante das OLLs
Uma coisa importante sobre os casos de F2L, existe a possibilidade de você aprender essa etapa sem decorar nenhuma fórmula, que chamamos de F2L intuitivo, vamos colocar um vídeo nesta etapa mostrando como ele funciona e você aprenderá sozinho como aplicar a melhor sequência para fazer o F2L. Mesmo assim recomendo que veja caso por caso para análise.
Depois de aplicar uma fórmula nova, repita ela algumas vezes até fixar na sua cabeça e na memória muscular. Tenha paciência e não desista, às vezes você pode esquecer de um caso que viu a pouco tempo, então volte lá e treine ele novamente. Quando menos esperar você terá todo método na cabeça e estará resolvendo em poucos segundos.