Review do polêmico Gan 14 Maglev

Gan 14

Como todos sabem, a marca Gan é extremamente famosa no meio do cubo mágico, em especial por fabricar cubos 3×3 de alta performance. Seus cubos foram marco de diversos recordes mundiais ao longo da história, e todo novo lançamento gera semanas de comentários. No ano passado seguindo a recente tendência, o Gan 14 foi lançado. Em um modelo visualmente muito semelhante às versões 11, 12 e 13, o cubo teria 1296 possibilidades de Setup diferente. Será que atendeu as expectativas? Nesse post vamos abordar mais sobre isso.

Vídeo sobre o Gan 14

Detalhes e primeiras impressões

Primeiramente descrições gerais sobre o cubo.  O cubo possui um tamanho bastante padrão, de 56mm, e pesa 71 gramas. Possui algumas versões diferentes, mas a mais comentada sem dúvidas é o UV coated Maglev. A caixa acompanha a bag da Gan, manuais, card, e claro as ferramentas de ajuste.

Em primeira impressão, o cubo é extremamente rápido. Um giro que mesmo com a enorme quantidade de imãs, é quase que incontrolável. No entanto, é claro, isso é algo a qual é possível se adaptar. O corta quina como os cubos modernos, é bom, seguindo o padrão dos cubos da mesma linha da marca. As cores são muito vibrantes, o que não gera nenhum problema para o competidor.

Sobre problemas mecânicos, no geral o cubo não costumar ter muitos corner twists em função do design das peças. No entanto alguns pops podem acontecer, ainda que reduzam com a regulagem. Recentemente a GAN lançou também o Gan 14 Pro, que visa resolver esse problema. Mas ainda é muito recente e isso pode ser abordado em outro post.

Ajustes

Sobre os ajustes, como mencionado, no total existem 1296 configurações de setup diferente. Para o cubista que gosta de trabalhar em cima de seu main, isso é um prato cheio. O cubo conta com ajuste de posição do Maglev (imãs no core), ajuste de imãs das peças, de imãs no core e muito mais! Com isso tudo, é impossível que não exista alguma configuração que satisfaça os estilos pessoais de cada um.

Tudo isso somado a lubrificação, gera uma versatilidade enorme para o produto. Claro, todas essas tecnologias deixam o cubo um pouco mais caro que o normal, mas isso ocorre justamente pela complexidade desse design.

Aceitação do cubo

Sobre o cenário internacional, é bem dividido. Muitos cubistas se decepcionaram com o cubo, por ser rápido demais, incontrolável ou então pensar que todas essas configurações seriam um “exagero”. Cubistas famosos por usar cubos da Gan, como o Tymon Kolasinski por exemplo, preferem continuar usando o Gan 12. Mas, o que se percebeu, foi que cubistas com um estilo de solve que visa um TPS mais alto, gostaram muito desse cubo. Como exemplo temos o Matty, Yiheng, Ruihang dentre inúmeros outros cubistas na China. Isso mostra que claro, não é um cubo unânime, e que todos gostam, mas é uma excelente opção para quem visa girar mais rápido.

Para quem é esse cubo?

Esse cubo é para aquelas pessoas que gostam de modelos mais rápidos, que tem um turning style mais acelerado e que podem se beneficiar muito disso. E é uma excelente opção também para aqueles que querem muita versatilidade e modos diferentes de “setar” o seu cubo principal. Apesar de ser caro, se você estiver disposto a investir em um cubo que seja top do mercado, o Gan 14 é uma excelente opção, e você pode comprar ele clicando aqui!.

Gostou do conteúdo? Compartilhe