Recentemente fizemos uma postagem falando sobre o nove recorde mundial de média na categoria FMC. Pela primeira vez, e de forma muito inesperada, alguém tinha quebrado a barreira do God’s Number na média. Kalindu, competidor experiente do Sri Lanka, tinha entrado para a história com esse tempo. Mas o recorde levantou algumas suspeitas, o que fez a WCA iniciar uma investigação. E o resultado, apesar de necessário, foi triste.
Problemas com o Recorde
Para contextualizar, há uma outra postagem com todos os detalhes envolvendo esse recorde. Para não nos estenderemos tanto, você pode clicar aqui para conferir. No entanto, ao analisar as soluções do concorrente, elas seguiam um padrão estranho. Havia em suas folhas poucas soluções alternativas. Na categoria FMC, normalmente, os competidores de alto nível testam inúmeras soluções, até encontrar aquela que mais se adequa.
Kalindu parecia encontrar sempre a melhor solução, de maneira muito intuitiva. Isso somado ao fato de ser um competidor experiente, e recém definido como delegado, levantou muitas suspeitas mundo afora. E aí é que entra a WDC. Para quem não sabe, a WCA possuí uma série de comitês responsáveis por organizar determinadas coisas dentro de sua estrutura. Existe o comitê de resultados, de campeonatos, de ética. Um desses é a WDC (WCA Diciplinary Cometee), responsável pelas investigações de questões suspeitas e de possíveis “fakes”.
Organização da WCA
É importante que saibamos disso. Apesar dos torneios de cubo serem de algum modo “amadores” comparado com esportes maiores, ainda assim a WCA garante que tudo ocorra da forma mais séria e justa possível. Se alguém tentar falsificar tempos, isso passará por uma rigorosa investigação, e será passível de punições. E foi exatamente o que aconteceu nesse caso.
Os delegados da WCA são os responsáveis por gerar os embaralhamentos que serão usados, normalmente 1-2 dias antes dos torneios. O fato de Kalindu ser um delegado, é algo que já gera suspeitas, em especial se tratando de algo que já aconteceu no passado com outros competidores. Mas com isso, não se pode concluir nada.
Mais supeitas…
Outra coisa que também é suspeita, mas não leva a nenhuma conclusão clara, foi a sorte envolvida nas suas soluções. No geral os grandes expoentes do FMC atualmente utilizam uma técnica chamada Domino Reduction (DR), em que você reduz o cubo para um estágio onde o cubo pode ser resolvido inteiramente apenas com movimentos U, D, e os outros movimentos duplos. Acontece que nas suas tentativas, após encontrar a DR, o cubo se resolvia com pouquíssimos movimentos.
Isso também é algo que pode acontecer, mas claro é um outro fator que gera alguma suspeita. Alguns competidores analisaram com o auxílio de competidores 1 milhão de embaralhamentos, e mesmo assim, não conseguiram ter a mesma sorte que ele em suas resoluções. Claro, isso é algo que pode acontecer, mas seria como ganhar na loteria, extremamente improvável. A WDC claro não baseia as suas definições em puras especulações, então era necessário algo mais concreto.
Cartada Final
Até que, seguindo na investigação, descobriram que ele gerou os embaralhamentos 43 dias antes da competição na qual quebrou o recorde. Um prazo muito além do normal. E mais que isso, descobriram que ele submeteu os embaralhamentos a um software que ajuda a encontrar as melhores soluções possíveis. Essa foi a cartada final e a última informação que era necessária. Com isso foi possível concluir que Kalindu muito provavelmente usou o seu poder como delegado para gerar os embaralhamentos com antecedência, e usou esse tempo para analisar e estudar esse embaralhamento com ajuda de programas de computador, que obviamente não são permitidos.
Isso é algo extremamente negativo, e que mancha a imagem da comunidade, que é no geral muito boa. O intuito da postagem de hoje é desencorajar qualquer um que pense em fazer isso. Nesse caso, o resultado foi um Banimento de 8 anos de qualquer competição oficial, e você pode conferir o documento final do processo clicando aqui. De qualquer forma, saibam que casos como esses são extremamente raros, e que de modo nenhum afetam a maior parte dos legítimos resultados. Incluindo da modalidade 3×3 em menos movimentos, tão desenvolvida e estudada por muitos hoje em dia, e continua sempre a se aprimorar!