O Brasil já sediou um Campeonato Mundial de Cubo Mágico em 2015

Às vezes podemos ter a impressão de que algumas coisas legais acontecem apenas internacionalmente e os cubistas também podem ter essa impressão em relação aos campeonatos, só que não é bem assim. Você sabia que o Brasil já sediou um Campeonato Mundial de Cubo Mágico no ano de 2015? 

Foto oficial do Campeonato Mundial de Cubo Mágico de 2015
Foto oficial do Campeonato Mundial de Cubo Mágico de 2015 – Foto: site Campeonatos de Cubo Mágico Mundiais e no Brasil

O Campeonato Mundial de Cubo Mágico aconteceu em São Paulo. A oitava edição da competição contou com a participação de 400 competidores de 37 países, que disputaram as 18 modalidades do torneio.  

O destaque do campeonato foi a vitória do australiano Feliks Zemdegs, que venceu com uma média de 7.56 segundos no evento do cubo 3x3x3 e obteve recorde mundial no cubo 7x7x7.

Periodicidade do Campeonato Mundial de Cubo Mágico

O primeiro campeonato mundial de cubo mágico ocorreu em 1982, na cidade de Budapeste, a capital da Hungria, em homenagem ao país de origem do criador do brinquedo.

A segunda edição aconteceu apenas 21 anos depois, em 2003, em Toronto, e depois a World Cube Association (WCA) prosseguiu com torneios a cada dois anos em Boston, Estados Unidos (2003); Budapeste, Hungria (2007); Düsseldorf, Alemanha (2009); Bangcoc, Tailândia (2011) e Las Vegas, Estados Unidos (2013), antes do Brasil.

Após o campeonato mundial ser sediado em São Paulo, o evento ocorreu, também, em Paris, França (2017) e Melbourne, Austrália (2019).  Já em 2021, o torneio iria acontecer em Almere, Amsterdam, mas acabou sendo cancelado pela WCA devido a pandemia do Covid-19. Felizmente, o próximo campeonato já possui uma data e será realizado em Seul, na Coréia do Sul no ano de 2023. 

Uma informação interessante é que o grande campeonato possui 17 modalidades no total, sendo a 3x3x3 a principal e uma das mais importantes. 

Campeonato Mundial de Cubo Mágico no Brasil: valorização do esporte da mente 

O Brasil foi sede do maior campeonato de cubo mágico do mundo. Essa informação é muito relevante para nós, cubistas, mesmo após 7 anos do ocorrido. Isso porque, ela contribuiu para a evolução que o esporte da mente teve em nosso país. 

Competidor australiano Feliks Zemdegs, participante do Campeonato Mundial de Cubo Mágico de 2015
Competidor australiano Feliks Zemdegs, participante do Campeonato Mundial de Cubo Mágico de 2015

Muito provavelmente o quebra-cabeça não teria a mesma valorização no país se esse evento não tivesse acontecido. A partir dele, é possível dizer que mais pessoas tiveram acesso ao brinquedo, a motivação em continuar ou começar a praticar o cubo mágico aumentou e mais campeonatos passaram a acontecer.

Além disso, o Brasil é bastante conhecido no mundo dos cubos mágicos. Isso porque ele é local em que há uma das maiores concentrações de competidores do cubo. 

E, então, cubista? Já participou de uma competição de cubo mágico?

Gostou do conteúdo? Compartilhe