Nem todos os países chamam o cubo mágico de cubo mágico!

Aqui no Brasil, conhecemos o brinquedo como cubo mágico, não é mesmo? Esse nome foi dado ao quebra-cabeça no momento em que foi criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik. Só que nem todos os países chamam o cubo mágico de cubo mágico! Vários lugares conhecem o brinquedo como o cubo de Rubik. 

Ernõ Rubik, criador do cubo mágico
Ernõ Rubik, criador do cubo mágico

Cubo mágico, cubo de rubik… Como tudo começou?

No ano de 1979, o cubo mágico foi apresentado em uma feira de brinquedos de Nuremberg. Após isso, em 1980, o quebra-cabeça passou a ser encontrado em várias lojas, licenciado pela empresa Ideal Toy Corporation e apelidado de “Rubik’s Cube” ou “Cubo de Rubik”. Esse se tornou o seu nome oficial até os dias de hoje. 

Não é novidade que a partir disso o brinquedo se popularizou e os índices de vendas aumentaram! 

Leis de patentes da Hungria 

Apesar do nome inicial do brinquedo ter sido “Cubo mágico”, é importante mencionar que na época em que a Ideal Toys foi registrar o brinquedo, havia a lei de patentes da Hungria, na época regida por um governo comunista, que não permitia a ampliação dos registros em caráter internacional. 

Cubo mágico 3x3x3

Não havendo essa possibilidade de ampliação dos registros, a empresa Ideal Toys Corporation teve que mudar o nome para “cubo de Rubik”.

Feitiçaria e cubo mágico?

Algumas pessoas afirmam que a escolha do nome “Cubo de Rubik” se deu por causa da ideia de que o “mágico” do nome original poderia remeter a algum tipo de feitiçaria. Não é atoa que muitas pessoas que não conseguem resolver o cubo mágico, relacionam ele a uma dificuldade ligada à feitiçaria! 

Pessoa resolvendo um cubo 3x3x3

Contudo, outras fontes informam que a empresa apenas queria uma marca registrada com nome reconhecível, por isso, o Cubo Mágico foi renomeado para Cubo de Rubik em 1980.

Mas e você, cubista, como costuma chamar o seu quebra-cabeça?

Gostou do conteúdo? Compartilhe