Quem acompanha aqui o Blog, sabe que recentemente o cubista estadunidense Luke Garret quebrou seu primeiro recorde mundial oficial na categoria 3×3 com uma das mãos. Um recorde verdadeiramente histórico, e extremamente importante para a sua carreira, mostrando o alto nível que o speedcuber apresenta. Mas e se eu te disser que poucos dias após isso, ele quebrou um novo “recorde”, e que esse, em particular, o coloca como talvez o melhor cubista da atualidade, no chamado Sum of Ranks? É isso que veremos hoje.

O que é o Sum of Ranks
Você talvez tenha notado que não mencionamos o nome da modalidade que Luke quebrou o recorde no título ou no primeiro paragrafo como geralmente fazemos. Isso é proposital, visto que o recorde de Luke não foi em uma modalidade “oficial”, e sim na categoria Sum of Ranks.
Se você leu a postagem anterior sobre o recorde dele, talvez já saiba do que se trata, mas vale aqui fazer um breve resumo sobre o que seria esse Sum of Ranks. Basicamente se trata de um Ranking que realiza a soma das suas posições em seu respectivo país, continente ou, claro, no Mundo. Quem possuir a menor soma, vai ter consequentemente o melhor ranking médio.
Melhorar no SoR como é geralmente chamado é o objetivo de muitos cubistas, que passam horas e horas diariamente se desenvolvendo em várias modalidades para poder ganhar alguns pontos. Porque claro, se você quiser ser um dos melhores nessa categoria, é necessário que você se destaque não apenas em 1 ou 2 modalidades, mas sim, em todas elas.
Antigo domínio de Egdal
Na história recente por assim dizer, Martin Egdal vinha dominando completamente o Sum of Ranks. Já a vários anos ele estava na primeira posição do mundo tanto no SoR de Single como no de Média. Isso fazia com que muitos considerassem ele como o maior “All Rounder” do mundo.

Entretanto, algumas semanas atrás Luke Garret faz algo histórico, e assume a primeira colocação no Ranking de média, ultrapassando Martin após vários anos. Esse é um fato que chocou o mundo do speedcubing. Para muitos era impensável imaginar que Martin deixaria de estar no topo do mundo. Seu domínio era tão grande que era difícil de visualizar isso acontecendo.
No entanto, somando seu talento com muito esforço, Luke Garret se supera cada vez mais, até chegar no ponto de finalmente alcançar o topo do mundo, no tão desejado SoR de média. Faltava para ele apenas o Single.
Luke Garret
Após esse recorde, e também o seu recorde na categoria 3×3 OH, muito provavelmente o seu grande objetivo se tornou o recorde mundial no Sum of Ranks de single. O tempo foi passando, até que no dia 15 de março, ele chegou lá.
Com um single de 4.89 segundos na categoria Square-1, ele ganhou posições suficientes para ultrapassar o Marting Egdal. Colocando-o no topo com apenas 10 pontos de vantagem. Durante a solve, Luke estava tão chocado com o tempo em si, que muito provavelmente nem pensou no SoR. Mas isso não muda o fato de que agora ele passaria a ocupar a posição de número 1 tanto do ranking de single como no de média.
Tal feito é extremamente impressionante, e mostra o quão alto está o nível do speedcubing. Estamos entrando talvez em uma era onde Garret seja o grande novo nome do Sum of Ranks? Ou será que ainda há tempo para um contra-ataque de Egdal? Só o tempo dirá. De qualquer forma, com certeza você vai acompanhar o que estará por vir aqui no Blog da Oncube!