Há um limite para o cubo mágico?

Desde quando comecei a montar cubo mágico, em 2015, a pergunta se há um limite para os recordes mundiais de cubo mágico sempre existiu. Isso é algo que acontece em qualquer esporte individual, e é bastante lógico na verdade. Conforme os tempos vão ficando cada vez mais rápidos, imagina-se que o surgimento de novos recordes fica mais difícil. E claro, no cubo mágico não é diferente. Neste post vamos entrar mais fundo nessa questão.

Várias Modalidades

Primeiramente é importante abordar um aspecto fundamental dos campeonatos de cubo mágico, as modalidades. Diferentemente de diversos outros esportes, o speedcubing conta com competições de alto nível em 17 categorias muito distintas entre si. Então mesmo que uma modalidade se aproxime de seu limite, existem outras que podem ainda contar com novas otimizações e melhorias.

WCA, organização que regula os campeonatos

E essas modalidades possuem tantas divergências, que realmente não existe nenhuma relação aparente entre em uma e outra, com raras exceções. Os big cubes por exemplo, naturalmente, a tendência é que caso surja uma nova técnica que afete significativamente os tempos, todos esses cubos sofram melhorias. Mas caso isso aconteça, de modo algum isso afeta os tempos do Square-1 por exemplo. E essa individualidade trás para as competições de cubo mágico uma dinamicidade muito maior.

Evolução dos métodos

Outro fator, como já brevemente mencionado, é justamente o desenvolvimento de novas técnicas. Sempre há alguma coisa a se melhorar. Mesmo quando parece impensável, o ser humano, sempre buscando o limite, prova que qualquer melhoria, mesmo que mínima, é sempre aplicável. Existem inúmeros exemplos disso, até mesmo na história recente. O desenvolvimento do 7-simul no Clock, o uso do OBLP oficialmente pelo Dylan Baumbach, e até mesmo no 3×3 onde diversos chineses hoje conseguem prever todo o F2L na inspeção.

Yiheng Wang, melhor cubista da atualidade, que frequentemente planeja todo o F2L

E claro que isso se trata apenas daquilo que já conhecemos. Existem infinitas possibilidades de coisas ainda mais eficientes para serem desenvolvidas e que talvez não façamos nem ideia. E pode a qualquer momento ocorrer uma completa revolução em algum método que melhore muito o tempo de todo mundo.

Melhores cubos

E o mesmo princípio pode ser válido para o hardware. Hardware, para quem não sabe, é o termo técnico para os cubos que existem e que são usados. Isso é um fator que influencia muito os tempos, em especial no alto nível. Um cubista de hoje não chegaria nem perto de fazer os mesmos tempos que faz com os cubos de 2010 por exemplo. No geral as melhorias nos cubos são graduais, com pequenas evoluções que com o passar do tempo agregam muito valor e vão auxiliando os cubistas de mais alto nível.

No entanto as vezes ocorre uma verdadeira transformação completa da tecnologia dos cubos, que muda tudo. Para citar alguns exemplos temos o uso de torpedos para evitar pops, cantos quadrados para evitar corner twists e, mais recentemente e talvez a melhoria mais significativa da história, o uso de imãs nos cubos. Isso foi algo que realmente mudou tudo no cenário, todos passaram a usar esse tipo de cubo, e os recordes mundiais despencaram completamente.

Cubo mágico magnético

E isso deixa a dúvida, quando uma próxima revolução dessa vai acontecer? É difícil de imaginar algo assim, porque é algo completamente especulativo e que não sabemos como, quando e nem mesmo se vai ocorrer. Mas existem pessoas trabalhando para deixar os cubos cada vez melhores, e algo do tipo pode vir à tona a qualquer momento.

Constância

E por fim, talvez o tópico mais importante. Mesmo que tudo isso não aconteça, e realmente chegue um momento em que os recordes mundiais não baixem mais, ainda assim isso não importa. Porque no fim das contas a busca por uma constância cada vez maior continuará a existir. Quebrar recordes é sim um aspecto fundamental das competições de cubo. Mas na prática, o que ganha campeonatos é a consistência do competidor e sua capacidade de competir bem. E isso sempre pode melhorar.

Tymon, um dos cubistas mais consistentes da atualidade

Existe sempre a possibilidade de aperfeiçoar pequenos detalhes da sua solve para ter um resultado melhor no longo prazo. E até mesmo aspectos mentais e físicos podem ser trabalhados buscando uma melhor performance competitivo. Ganhar um campeonato, em especial os grandes torneios continentais e mundiais, vai muito além de resolver rápido, há toda uma questão de preparação por trás, que pode sempre ser melhorada. Então mesmo que chegue um momento em que seja “impossível” quebrar um novo recorde, o cubo mágico não vai deixar de ser competitivo, justamente porque a competição vai ficar cada vez mais acirrada.

Independentemente se há um limite ou não, saiba que a Oncube estará sempre com você! Seja com cubos excelentes no nosso site, ou então te ajudando com os nossos tutoriais! Pode ser que não haja um limite, mas como cubistas, nosso objetivo é sempre chegar o mais próximo dele, superando barreiras antes consideradas impossíveis!

Gostou do conteúdo? Compartilhe