Não é novidade que o mundo dos cubos mágicos é animado e sempre cheio de novidades. Porém, assim como a vida, também há altos e baixos. Hoje, infelizmente vamos falar sobre uma perda muito grande para a história cubistica, o professor matemático David Singmaster.
Apesar da notícia triste, o texto tem o intuito de relembrar suas principais ações com o cubo mágico, mostrar sua importância e tornar sua história ainda mais conhecida e memorável para os amantes do cubo mágico.
Quem foi David Singmaster
O professor de matemática americano-britânico nasceu em dezembro de 1938 e faleceu aos 84 anos, em 13 de fevereiro de 2023.

Ele foi a primeira pessoa a dedicar-se a compreender o cubo mágico e forneceu a primeira introdução matemática e solução do cubo mágico e, por isso, ficou famoso por ser um dos primeiros a promover o brinquedo.
História de Singmaster no mundo cubistico
A relação de Singmaster com os Cubos de Rubik se iniciou em agosto de 1978, quando ele viu um cubo no Congresso Internacional de Matemáticos em Helsinque. É interessante lembrarmos que nessa época, o brinquedo era considerado uma raridade.
Alguns matemáticos que estavam presentes na conferência, já possuíam um cubo mágico. Desse modo, ele adquiriu um cubo do matemático húngraro Tamás Varga e conseguiu resolvê-lo no início de setembro de 1978 e levou, aproximadamente, duas semanas para conseguir solucioná-lo completamente.

Ele desenvolveu sua notação para registrar os movimentos realizados para resolver o puzzle, atualmente conhecido como Notação Singmaster, usado por cubistas em todo o mundo hoje. Além disso, se tornou um dos entusiasmados e prolíferos do cubo mágico durante o início dos anos 1980 e, por dois anos, dirigiu sua própria empresa de quebra-cabeças, David Singmaster Ltd.
É interessante mencionar que Singmaster tinha inicialmente resolvido o cubo usando um método Corners First, método em que se resolve todos os contos primeiro, mas em 1979 ele havia desenvolvido um método camada por camada.
Livros escritos pelo professor matemático Singmaster
O professor escreveu o primeiro artigo de jornal, não húngaro, sobre o cubo no The Observer jornal. Já em fevereiro de 1979, escreveu em forma de manuscrito a primeira versão de suas Notes on Rubik ‘s magic cube, com uma análise matemática do cubo usando a teoria básica de grupos.

O livro foi expandido de acordo com os resultados de sua relação com outros cubistas. Além disso, foi considerado um dos poucos recursos disponíveis para cubistas até início de 1981, quando houve uma explosão de livros de cubo mágico. Contudo, ele ainda era visto como um livro de referência para muitas pessoas e foi pioneiro na abordagem camada por camada para resolver o cubo.

Grande parte do conteúdo matemático do livro foi posteriormente retrabalhado por Alexander H. Frey em colaboração com o matemático para criar seu Handbook Of Cubik Math, publicado em 1982.
Além disso, Singmaster é famoso por seu boletim Cubic Circular, publicado em 198. O boletim possui bastante bagagem histórica sobre o cubo mágico e outros quebra-cabeças considerados difíceis durante o auge do cubo dos anos 1980.
A comunidade cubista não seria a mesma sem os estudos realizados pelo matemático. Descanse em paz, David Singmaster.

A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!