2-look Last Layer – Resolver a última camada em 2 etapas (os mais conhecidos são OLL e PLL).
3-look Last Layer – Resolver a última camada em 3 etapas (método intermediário).
Algoritmo – Sequência de movimentos que realiza uma função.
Average – tradução: média.
BLD – Blindfold (Método para resolver o cubo de olhos vendados).
Big Cubes – Cubos grandes (6x6x6, 7x7x7, 8x8x8, 9x9x9, …).
Budget – Cubos que tem um bom preço, normalmente modelos de entrada e mais baratos.
Corta Quinas – A capacidade de um cubo cortar os cantos, ou seja, quando, por exemplo, a face de cima está não está alinhada e você consegue girar a camada da direita sem problemas.
CFOP – Método Fridrich (Cross, F2L, OLL, PLL).
COLL – Algoritmo que permite permutar e orientar os cantos da última camada (sem alterar a orientação dos meios).
Cuboid – Cubo mágico que não tem forma de cubo (2x2x3, 1x2x3, 3x3x5, 3x3x7, 3x4x5, etc).
Cross – Cruz.
Corner – Canto (quina).
Core – Eixo que fica no centro do cubo e é a estrutura para seus movimentos.
CR – Continental Record (Recorde Continental)
DIY – Do It Yourself (Faça você mesmo), termo usado quando o cubo tem regulagem.
DNF – Did Not Finish (quando o cubo não fica totalmente resolvido).
DNS – Did Not Start (quando não é iniciada a solução do cubo).
Edge – Meio (peça).
Edge Control – Controlar a disposição dos meios da última camada ao finalizar o F2L.
Erno Rubik – Criador do Cubo Mágico.
Fridrich – Método de resolução avançado (CFOP).
F2L – First Two Layers (Método que resolver as duas primeiras camadas).
Flagship – Cubos top de linha, normalmente são cubos mais caros.
Full Step – Resolução onde não acontece Skip.
FM – Fewest Moves (Modalidade em resolver o cubo em menos movimentos).
Jéssica Fridrich – Criadora do método Fridrich.
Look Ahead – Capacidade de realizar um movimento já prevendo o próximo.
Notação – Letras e sinais utilizados para representar os movimentos do puzzle.
NR – National Record (Recorde Nacional).
OLL – Orientation Last Layer (orientação da última camada).
OH – One Handed (Modalidade em resolver o cubo com apenas 1 mão).
Paridade – Permutação entre dois meios ou duas quinas, presente em cubos pares (exemplo: 4x4x4).
Permutação – Onde a peça precisa ser movida para completar determinada tarefa.
PLL – Permutation of Last Layer (permutação da última camada).
POP – Termo usado quando sai 1 ou mais peças do cubo.
SAR – South American Record (Recorde Sul-Americano).
Scramble – Conjunto de movimentos para embaralhar o cubo.
Setup – Deixar o cubo em uma determinada configuração desejada.
Skip – Termo usado quando pulamos uma das etapas de solução do cubo.
Speedcuber – Alguém que resolve o cubo praticando velocidade (speedcubing).
Speedcubing – Esporte que consiste em resolver o cubo mágico com velocidade.
Sune – Algoritmo: R U R’ U R U2 R’
Sticker – Adesivo.
Stickerless – Sem adesivo.
Tiles – Peça de plástico ao invés de adesivos.
UWR– Unofficial World Record (recorde mundial não oficial).
WCA – World Cube Association (Associação Mundial do Cubo).
WR – World Record (Recorde Mundial).
WF – With Feet (Modalidade em resolver o cubo com os pés).
X-Cross – Cruz estendida (Método em que termina a cruz com 1 ou mais pares de F2L prontos).
ZB – Método para resolver o cubo mágico criado por Zborowski-Bruchen.
ZZ – Método para resolver o cubo mágico criado por Zbigniew Zborowski.
Movimentos:
R – Right (Direita).
L – Left (Esquerda).
U – Up (Cima).
D – Down (Baixo).
F – Front (Frente).
B – Back (Atrás).
X – Movimento do cubo por completo no sentido R.
Y – Movimento do cubo por completo no sentido U.
Z – Movimento do cubo por completo no sentido F.