É muito interessante acompanhar as façanhas, experimentos e todo tipo de recorde que surge por aí, mostrando como as pessoas são capazes de fazer coisas surpreendentes. No mundo dos cubos mágicos é possível ver diferentes formas de resolver o desafio proposto pelo brinquedo, como enquanto faz malabarismos, debaixo d’água e agora, em gravidade zero, realizado por Bailey Burns.
A engenheira espacial Bailey Burns, uma das embaixadoras da Rubik’s, foi responsável por resolver o cubo mágico em gravidade zero. Para isso, ela decidiu conduzir um experimento bem intrigante, no qual entrou em um avião a mais de 9 mil metros de altura para descobrir se conseguiria resolver um cubo mágico sem gravidade.
Como foi possível resolver o cubo mágico em gravidade zero
Para simular o efeito de anti-gravidade, foi necessário fazer um voo parabólico no qual um avião faz uma trajetória de arco. Quando um avião se vira para baixo, ele entra em queda livre, mas como tudo está na mesma velocidade, não há gravidade dentro da aeronave.
Esse efeito, no entanto, dura somente 20 segundos. Ou seja, neste ambiente simulado, ela teria apenas 20 segundos para resolver o cubo mágico.
Durante o voo, Burns flutuou alegremente, jogou cubos e fez breves cambalhotas com os outros participantes. No avião, os ciclos foram alternados entre 30 segundos de microgravidade e cerca de dois minutos sendo presa ao chão com o dobro da força da gravidade da Terra.
A engenheira nunca havia conseguido resolver o cubo mágico em tão pouco tempo, o que acabou gerando algumas dúvidas. Apesar disso, ela conseguiu realizar o desafio proposto em 19 segundos durante o voo “Vomit Comet” patrocinado pela empresa Rubik ‘s em abril do ano passado.
Antes do desafio ser possível, demorou cerca de dois anos para que o voo decolasse devido a vários atrasos na pandemia, mas Burns relata que o tempo extra foi útil para praticar. Ela finalmente conseguiu reduzir pela metade seu tempo de recorde pessoal de 42 segundos para 19 segundos.
Baily Burns foi reconhecida por resolver o cubo mágico, em gravidade zero
Muitas pessoas possuem bastante dificuldade em resolver o cubo mágico em condições normais, agora imagina sem gravidade? O feito surpreendente da engenheira não passou despercebido. Após pousar, ela foi convidada para realizar diversas entrevistas.
“O que estamos falando por aqui é sobre ser curioso, ser criativo, ser determinado e apenas se divertir com isso”, disse Burns em vídeo publicado no canal oficial da Rubik’s.
Não é a primeira vez que um avião é usado para resolver o cubo mágico
Cada um utiliza as ferramentas que possui ao seu favor e, pensando nisso, não é a primeira vez que um avião foi usado para intensificar ainda mais o desafio do cubo mágico!
Chris Walker, um adepto dos esportes radicais, resolveu saltar de um avião e resolver um cubo mágico em queda livre, antes de abrir o paraquedas. O desafio durou cerca de 1 minuto, foi filmado pelo próprio esportista e vinculado ao seu canal do Youtube.
No vídeo, é possível ver o esportista pulando do avião e iniciando os movimentos necessários para resolver o cubo. Somente após todas as cores das faces ficarem alinhadas é que ele abre o paraquedas.
E o desafio pode ser ainda mais radical! O alemão Ludwig Fichte ficou conhecido por saltar de um avião a 4,3 mil metros de altura em cima de um bote de borracha e resolveu o cubo mágico durante a queda.
Ele conseguiu solucionar o quebra-cabeça em surpreendentes 31.5 segundos e promete trazer mais desafios!
E, aí, cubista? Qual foi a forma mais radical de resolver o cubo mágico que você já viu?
A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!