Dicas de competidores em evento para resolver o cubo mágico

Embora haja várias maneiras de resolver o cubo mágico, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como desvendar esse intrigante quebra-cabeça. O cubo é conhecido por despertar uma mistura de sentimentos, entre orgulho e frustração. Então, que tal adquirir algumas dicas valiosas com participantes de uma competição realizada no Canadá?

No final de outubro do ano passado, mais de 100 participantes se reuniram para competir no evento Afraid in Airdrie 2023, sediado em Airdrie, Alberta, Canadá. Em razão do mês de outubro, a competição adotou o tema de Halloween e apresentou cinco modalidades do cubo, destacando o evento principal do cubo 3x3x3. Além disso, uma informação interessante é que os competidores tinham entre cinco e 47 anos.

A dica é sempre resolver mais rápido

O cubo mágico possui 6 faces, sendo necessário resolver suas faces coloridas de modo que cada face contenha uma única cor. A princípio, parece fácil, mas a gente sabe que não é! Vamos ver as dicas?

Imagem de um cubo 3x3x3, modalidade que esteve presente na competição Afraid in Airdrie 2023, em que competidores deram dicas para resolver o cubo mágico
Cubo 3x3x3

Samuel Edwards, um dos competidores, resolve o cubo mágico a mais de 5 anos e seu objetivo é ficar mais rápido. De acordo com ele, “basta praticar a aprender os algoritmos”. Além disso, ele também afirma que o brinquedo “é muito divertido. Ajuda em algumas coisas do mundo real, como melhorar sua intuição e a focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo”. Ele também lembra as comunidades e laços que são criados no mundo do cubo mágico. 

Competidores do evento canadense revelam o segredo do cubo mágico

“O cubo mágico tem o estigma de ser tão difícil e impossível de resolver, mas quando você realmente entra nele, não é tão ruim e acho que muitas crianças acham isso muito, muito satisfatório”, disse Alex Mutch, um delegado da World Cube Association (WCA)

Já o competidor Jaxon Szczerba, de 11, afirma que gosta de bater seus próprios recordes. “Meu pai diz que você vai contra si mesmo e, se trapacear, basicamente estará dando um tiro no próprio pé. E sim, é muito divertido, é uma boa maneira de fazer amigos”, disse ele.

Imagem de Kyle Santucci, um dos competidores responsáveis por dar dicas para resolver o cubo mágico
Kyle Santucci

Por fim, o speedcuber Kyle Santucci afirma que o segredo do sucesso com o cubo mágico é simples. “Você quer repetir bons hábitos, não maus hábitos. Se repetir maus hábitos, você apenas se acostumará a fazer coisas ruins. Portanto, uma boa prática é ter certeza de que está fazendo a coisa certa e depois praticar repetitivamente nisso”, disse ele.

Aprenda a resolver o cubo mágico com a ONCUBE

Como você viu, o cubo mágico não é tão complicado quanto parece à primeira vista. A chave está em prestar atenção a alguns detalhes, especialmente nos movimentos corretos.

Então, aprenda a resolver os mistérios do cubo com a ONCUBE, clicando aqui.

E, aí, cubista? Será que vem mais dicas de especialistas por ai?

Gostou do conteúdo? Compartilhe