Dia do Professor: projeto com cubo mágico transforma a vida de crianças em escola no município do Tocantins

Amanhã, dia 15 de outubro de 2022, comemora-se o Dia do Professor. A data busca homenagear esse profissional que possui uma função fundamental na formação das pessoas e na construção de uma sociedade. 

Pensando nisso, a Prefeitura de Araguaína, município do estado do Tocantins, traz a história do pedagogo e professor de Matemática Rodrigo Gonçalves, de 31 anos. Ele é o primeiro participante da série “Além da Sala de Aula”, que busca mostrar iniciativas que estão mudando a vida de crianças por meio de projetos educativos e atividades extracurriculares nas escolas municipais. 

Foto do professor Rodrigo, homenageado no Dia do Professor, com um de seus alunos, colocando em prática o projeto "Cubo Mágico 3x3x3"
Professor Rodrigo colocando o Projeto “Cubo Mágico 3x3x3” em prática com seus alunos da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito. – Foto: jornal Araguaína Notícias.

O professor desenvolveu o Projeto “Cubo Mágico 3x3x3”, que ocorre durante os 15 minutos de intervalo para seus alunos. “O intuito desse projeto é tornar a aprendizagem da disciplina algo prático e prazeroso. Com o cubo mágico, as crianças também conseguem aprender elementos geométricos como: vértices, faces e arestas, fração e simetria”, explica o professor em entrevista para Araguaína Notícias. 

Foto de uma pessoa segurando cubo 3x3x3
Pessoa segurando cubo 3x3x3

O projeto ocorre na Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, com os estudantes das turmas do 5º ano, que possuem entre 10 a 11 anos, ajudando eles a trabalharem a concentração, o controle emocional e outras habilidades dentro da matemática. 

Além disso, despertam o interesse pela matemática e, as técnicas usadas podem somar na vida das crianças também fora das escolas.

Como funciona o Projeto “Cubo Mágico 3x3x3” e qual o seu diferencial 

O projeto está funcionando desde o início do ano letivo de 2022. Além da presença do professor, alunas que aprenderam as técnicas também repassam o conhecimento para os iniciantes. 

“Eu fico com um cubo ensinando o passo a passo e tenho mais duas alunas que monitoram outros cinco alunos. É muito gratificante, pois a gente percebe nas crianças o interesse por aprender algo novo, desafiador e que poucas pessoas conseguem resolver”, afirma o professor. 

Foto do professor Rodrigo e seus alunos usando cubo mágico em intervalo da aula
Professor consegue mudar a vida de seus alunos usando um cubo mágico nos intervalos de escola em município do Tocantins. – Foto: jornal Araguaína Notícias.

Ainda, segundo ele, o diferencial de um bom educador é compreender que o papel de um professor está além de repassar o conteúdo com êxito em sala de aula, mas inspirar e encorajar os seus alunos. 

Para Rodrigo, “ser professor é semear o conhecimento, é poder contribuir com o futuro das crianças, sonhar com elas e motivá-las a acreditarem em seus sonhos”. 

A paixão pela profissão começou na infância 

O professor Rodrigo, que se destaca por fazer a diferença nos 15 minutos de intervalo para seus alunos com o uso do cubo mágico, exerce a profissão desde 2012. Ele afirma que o interesse e a admiração pela profissão começou na infância, pela experiência com sua mãe.

“Minha mãe foi professora do município por muitos anos, então, o contato com a educação vem desde cedo. No ensino médio, eu também tive um professor que sempre colocava os alunos para ir na lousa, resolver exercícios e explicar, o que despertou ainda mais em mim o desejo pela educação”, diz Rodrigo. 

O cubo como ferramenta para aprendizagem

Criado pelo professor de arquitetura Ernő Rubik, em 1974, o cubo mágico foi construído como uma ferramenta para auxiliar seus alunos na compreensão de objetos 3D e da geometria.

Ernõ Rubik, criador do cubo mágico, objeto usado como homenagem no Dia do Professor, segurando um cubo mágico
Ernõ Rubik, criador do cubo mágico

Por esse motivo, estamos sempre mostrando escolas e universidades em que o quebra-cabeça continua sendo utilizado como ferramenta para aprendizagem. 

No Colégio Cecri Divinópolis, em Minas Gerais, o cubo mágico despertou o interesse dos alunos. O estudante Pedro, por exemplo, precisa de apenas 50 segundos para conseguir resolver o cubo mágico. 

Seu primeiro contato com o brinquedo aconteceu quando ele tinha apenas 9 anos e só foi possível pelo incentivo da família. 

Segundo o estudante, ele acreditava não ser possível resolver esse desafio, até ver sua tia conseguir resolver. Depois de aprender e virar fera no brinquedo, o aluno levou o cubo para a escola, o que gerou curiosidade em seus amigos. Atualmente, eles são praticamente um time de cubistas. 

Projetos bacanas, não é mesmo? Mas se na sua escola ainda não há o uso do cubo mágico como ferramenta de aprendizagem, você pode dar o primeiro passo aprendendo a resolver o cubo com os nossos tutorias. Clique aqui!

E, aí, cubista? Sua escola já usou o cubo mágico como ferramenta de aprendizagem?

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