Cubo mágico desperta atenção de alunos e vira aliado na aprendizagem em escola, em Minas Gerais

Muito além do que uma simples brincadeira, o cubo mágico se tornou importante na vida das pessoas que adoram o quebra-cabeça, principalmente na saúde e na questão da aprendizagem. 

cubo 3x3x3
Cubo 3x3x3

Criado pelo professor de arquitetura Ernő Rubik, em 1974, o cubo mágico foi construído como uma ferramenta para auxiliar seus alunos na compreensão de objetos 3D e da geometria. 

Ao longo dos anos, o cubo continua sendo usado como ferramenta que auxilia no aprendizagem dos alunos. Um exemplo disso acontece no Colégio Cecri Divinópolis, em Minas Gerais, onde o cubo mágico despertou o interesse dos alunos. 

O estudante Pedro, por exemplo, precisa de apenas 50 segundos para conseguir resolver o cubo mágico. Seu primeiro contato com o brinquedo aconteceu quando ele tinha apenas 9 anos e só foi possível pelo incentivo da família. O quebra-cabeça se tornou realidade na escola quando ele levou o brinquedo e despertou a curiosidade dos seus colegas.

Pedro, estudante do Colégio Cecri Divinópolis, em Minas Gerais
Pedro, estudante do Colégio Cecri Divinópolis, em Minas Gerais

Segundo o estudante, ele acreditava não ser possível resolver esse desafio, até ver sua tia conseguir resolver. Depois de aprender e virar fera no brinquedo, o aluno levou o cubo para a escola, o que gerou curiosidade em seus amigos. Atualmente, eles são praticamente um time de cubistas. 

Pedro tem uma coleção de cubos mágicos, assim como quase todo admirador do brinquedo. São vários formatos e quantidade de camadas que podem ser encontrados em sua coleção. Para ele, o cubo mais desafiador são aqueles que possuem formas geométricas. 

coleção de cubos mágicos
Coleção de cubos mágicos

O cubo mágico auxilia na aprendizagem escolar 

O cubo mágico pode desenvolver a disciplina, a autoestima e o raciocínio lógico. Na escola, ele influencia no comportamento e ajuda a aumentar o rendimento da aprendizagem. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio, além de ser uma atividade interativa, o cubo auxilia na concentração e no desenvolvimento de habilidades. Nos projetos da escola, além da preocupação com os conteúdos e atividades pedagógicas, a equipe escolar valoriza formas diferentes de ensinar. 

O cubo mágico tem mais de 43 quintilhões de combinações possíveis. Como montar o brinquedo envolve uma série de passos. É preciso estar atento às dicas e às sequências lógicas, para em seguida realizar os movimentos.

pessoa resolvendo um cubo 3x3x3
Pessoa resolvendo um cubo 3x3x3

O objetivo do brinquedo é alinhar todas as 6 cores no menor tempo possível. Contudo, essa é uma tarefa bastante difícil para alguns e impossível para outras pessoas. Não é à toa que ele foi criado por Ernõ Rubik com o objetivo de ajudar os alunos de Arquitetura a compreender melhor o pensamento espacial da Geometria. O incentivo ao desafio melhora a concentração, o raciocínio lógico e aumenta a auto-estima, sobretudo quando o aluno consegue resolver o cubo.

Assim, motivar uma pessoa a resolver o cubo mágico é uma forma de poder ajudá-la a se desenvolver, seja na matemática ou na saúde. Além disso, também é uma maneira de tornar o brinquedo ainda mais conhecido e reconhecido. 

E, aí, cubista? Já motivou uma pessoa a resolver o cubo mágico?
Com informações da TV Candidés

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS