Cubo mágico continua famoso quase 50 anos depois

Você já considerou o que torna algo verdadeiramente inesquecível? Para os entusiastas do cubismo, o cubo mágico surge como uma das invenções mais marcantes e atemporais já concebidas. Sua notoriedade parece imune à passagem do tempo, e é provável que perdure por muitos anos. Vamos explorar agora os motivos pelos quais o cubo mágico continua a brilhar mesmo após 50 anos de existência.

Criação do cubo mágico

Como você já sabe,  levou aproximadamente um mês para que alguém conseguisse resolver o cubo mágico pela primeira vez. E essa pessoa não poderia ser outra senão seu próprio criador, Ernõ Rubik, agora com 79 anos de idade. 

Imagem de Ernõ Rubik segurando um cubo 3x3x3, modelo que está completando 50 anos em 2024
Ernõ Rubik

Criado como uma ferramenta matemática para ajudar seus alunos a compreender o movimento tridimensional, o cubo mágico, como foi inicialmente chamado, foi primeiro montado com cubos feitos de madeira e papel, presos com elásticos, cola e clipes de papel. Foi só depois que o escultor e professor de arquitetura húngaro embaralhou seu cubo completo e tentou resolvê-lo que percebeu que havia criado um quebra-cabeça.

50 anos sendo vendido

Pensei que, se eu não conseguisse, ninguém mais conseguiria, ou muito poucos conseguiriam”, disse o professor Hungaro à CNBC. Também compartilhou que “essa foi a prova viva de que era possível colocar no mercado, demonstrar ao público. 

O brinquedo é símbolo de orgulho, inveja e frustração. Neste ano de 2024, celebra seu 50º aniversário e não demonstra indícios de que deixará de ser vendido.

Imagem de uma mochila de cubo mágico
Mochila de cubo mágico

Desde 1974, o puzzle tornou-se uma presença na cultura sendo destacado em filmes, programas de televisão, vídeos musicais, quadrinhos, etc. Além disso, é possível ver a reprodução do tradicional 3x3x3 em camisetas, chaveiros e mochilas.

O Cubo de Rubik não deixará de ser famoso

Com sede em Toronto, a Spin Master, famosa por suas marcas como Hatchimals, Tech Deck e Kinetic Sand, comprou a marca Rubik’s Cube em 2021, seguindo a aquisição do icônico Etch-a-Sketch cinco anos antes.

Imagem de um cubo 3x3x3 original
Cubo 3x3x3

“Rubik’s é apenas uma marca que não dá sinais de desaparecer”, disse James Zahn, editor-chefe do “The Toy Book” e editor sênior do “The Toy Insider”. “Será para sempre considerado um clássico.”

No momento, de acordo com Susz, o cubo detém uma participação de mercado de 42% na categoria de quebra-cabeças, e as vendas seguem em ascensão. Em 2022, a Spin Master alcançou uma receita um pouco acima de US$ 2 bilhões, com as vendas do Cubo de Rubik representando pouco menos de 4% do lucro total da empresa naquele ano.

“O único elemento importante da sua longevidade é o fato de novas pessoas continuarem a descobri-lo todos os anos”, disse Zahn.

Nesse sentido, as 43 quintilhões de combinações e a habilidade humana para resolver problemas, garante o poder de permanência do brinquedo. Além disso, vem sendo bastante utilizado por pais e educadores, a fim de fazer com que as crianças tenham menos contato com o mundo digital e desenvolvam habilidades de pensamento crítico e lógico.

Aprenda a resolver o cubo mágico

Como você percebeu, o cubo mágico é um brinquedo que permanece relevante. Portanto, ainda há tempo para você aprender a resolver o quebra-cabeça mais desafiador do mundo! 

Explore nossos tutoriais e domine de uma vez por todas a arte de resolver o Cubo. Clique aqui para começar!

E, então, cubista? Será que o cubo mágico resistirá mais 50 anos?

Gostou do conteúdo? Compartilhe