Como se motivar a praticar o cubo mágico?

Cubo 3x3x3

Apesar de gostarmos muito de resolver o cubo mágico, algumas vezes podemos nos sentir desmotivados a continuar praticando as resoluções. 

Essa desmotivação não é algo exclusivo dos cubistas, podendo ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer atividade. 

Contudo, não devemos nos desanimar de fazer aquilo que gostamos que, no nosso caso, é resolver o cubo mágico! Assim, saiba como se motivar a praticar um dos quebra-cabeças mais desafiantes do mundo!

Descubra o motivo de você estar desmotivado a praticar o cubo mágico

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para se motivar é descobrir o que está causando sua desmotivação. 

O autoconhecimento, nesse contexto, é muito importante para te ajudar a descobrir o motivo. 

Algumas questões podem ser norteadoras para fazer essa descoberta. Por exemplo, você está conseguindo conquistar bons resultados na resolução do cubo mágico? Ou então, você está se aventurando para outros cubos, após conseguir compreender a lógica de funcionamento daquele cubo mágico que você já tem maior familiaridade? 

Não consigo resolver um cubo mágico, o que eu devo fazer?

Muitas vezes estamos desmotivados porque não conseguimos obter bons resultados com o cubo. Isso quer dizer que, às vezes, você passa muito tempo tentando resolver o quebra-cabeça, porém não consegue resolvê-lo totalmente. 

Esse período em que você está a muito tempo persistindo no mesmo erro de não conseguir chegar no resultado final, pois continua realizando alguma movimentação errada, pode te desanimar completamente. 

Homem com estranheza olhando um cubo mágico 3x3x3
Homem olhando com estranheza um cubo 3x3x3

Mas, resolver essa situação é muito fácil. A internet, hoje em dia, é uma importante aliada em nossas vidas, pois pode auxiliar você a aprender tudo aquilo que tem vontade.

Assim, para você deixar de repetir o mesmo erro, comece a assistir vídeos que ensinam o passo a passo de como resolver determinado cubo que estão disponíveis na plataforma do Youtube, por exemplo. 

Além disso, aqui no nosso próprio blog há disponibilizados vários tutoriais. Vale a pena dar uma conferida. 

E se eu consigo resolver meu cubo, mas ainda estou desmotivado?

Também é muito comum acontecer de você saber resolver o seu cubo mágico, entendendo todos os algoritmos envolvidos em torno dele, mas mesmo assim, ainda continuar desmotivado. Por que isso acontece?

Assim como em outras atividades, às vezes sabemos resolver um cubo mágico e, mais do que isso, em um bom tempo. Porém, pode acontecer de você entrar na famosa zona de conforto, não abrindo espaço para conhecer outros modelos e, também, aprender a resolvê-los. 

Além do mais, você pode ficar muito tempo tentando apenas bater o seu próprio recorde, o que também pode te deixar desmotivado por ter chegado no seu limite e ele não ser o esperado por você. 

Mas como resolver isso? 

Estabeleça uma meta para você se motivar a praticar o cubo mágico

Se você é apaixonado por cubos, o segundo passo a ser tomado, após saber e compreender o que está te desmotivando, é estabelecer uma meta.

Quando trabalhamos com metas, temos, consequentemente, um incentivo e estímulo próprio interno, pois o nosso maior desejo é batê-la! Além disso, outro benefício ao se ter metas é você ter um direcionamento. 

Se motive aumentando sua dificuldade, conheça o cubo megaminx
Cubo megaminx

Com uma direção, você irá saber qual caminho deve percorrer e, o mais importante, o que vem após conseguir atingir o objetivo desejado de resolver um determinado cubo mágico com um bom tempo. 

Estar aberto a tentar resolver novos modelos que estão disponíveis no mercado é muito importante. Não acomode-se em apenas um modelo!

O mundo de cubos mágicos é vasto de possibilidades. Não tenha medo de testar um novo cubo, pois há sempre um lugar te ensinando a resolvê-lo. Aproveite e conheça cubos diferentes em nossa loja e se desafie! A busca por novos desafios também é um combustível para você sempre se sentir motivado.

E, aí, cubista? Vamos expandir nossas habilidades resolvendo novos cubos?

Gostou do conteúdo? Compartilhe