Como organizar uma competição de cubo mágico

Nós cubistas gostamos muito quando há uma competição de cubo mágico. Isso porque há a chance de que nosso esporte da mente seja cada vez mais reconhecido e com isso, chegue a mais pessoas.

Cubo 5x5x5

Fazer competições e realizar eventos é um importante passo para que a comunidade continue unida, além de se organizar melhor em todos os aspectos. Então, por que não organizar uma competição você mesmo?

Mas como organizar um campeonato de cubo mágico?

O primeiro passo é achar um bom espaço. Ou seja, um local em que haja a possibilidade de dividir o público dos competidores considerando que as regras da WCA determinam distância de 1,5 metros de distância entre esses grupos. Ainda, que conte com um espaço suficiente para acomodar as mesas e também que tenha uma boa iluminação e temperatura. Após encontrá-lo, entre em contato com um dos delegados da WCA, pois é a partir da presença dele que sua competição se tornará oficial. Para isso, acesse o site da WCA.

 Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico realizado em 2017

É importante que você conheça algumas pessoas que já tem o interesse em participar do evento para assim ter uma estimativa de quantas irão participar da competição e melhor organizá-lo. Além disso, já saber antecipadamente a data de quando será realizada a competição irá ajudar, pois com isso a WCA poderá divulgar a competição.

Por fim, após tudo formalizado, o delegado irá verificar se é possível comparecer ao local no dia programado. Caso contrário, outro poderá ser enviado. Contudo, se nenhum morar próximo a região, é interessante que você, organizador, consiga ajudá-lo financeiramente com o translado e com um local para dormir.

Informações para oficializar a competição

Algumas informações são pedidas para oficializar a competição quando já existe um delegado responsável por ela. São elas: nome da competição, data, cidade, estado, nome do local e site, endereço completo do local, link do site da competição, nome do organizador (que deverá ter uma conta no site da WCA), modalidades, cronograma e valor da inscrição caso seja cobrada.

Por meio dessas informações a competição pode ser oficializada através do delegado, podendo então ser divulgada.

Quanto aos certificados, o delegado poderá enviar um modelo que servirá de exemplo para que o organizador edite de acordo com os dados da competição.

Preparativos

Após terminadas as inscrições, o delegado irá enviar um arquivo com as súmulas das primeiras rodadas de todas as modalidades e também outro para aquelas inscrições de última hora e como reserva. Você deverá imprimi-las e cortá-las.

Tendo a lista com os nomes dos competidores, você poderá fazer os certificados de participação. Além disso, você pode pensar em outros tipos de premiações para os três medalhistas de cada modalidade (quanto mais interessante essas premiações mais chamativo será seu campeonato), como medalhas e alguns outros itens que lembrem da participação ao restante dos competidores, como brindes.

É interessante ir um dia antes do evento ao local acompanhado do delegado para saber quantas mesas e cadeiras serão necessárias já que saberá o número de competidores. Além disso, cronômetros, tapetes, cronômetros de juiz e displays para a observação dos tempos são necessários e podem ser oferecidos pelo delegado.

Ter um computador conectado à internet e à disposição é fundamental para a entrada de resultados e para observar os embaralhamentos. Além disso, ter uma mesa para recepção dos competidores auxilia no esclarecimento de dúvidas, pagamento da inscrição, entrega de certificado e de brindes, entre outras ajudas.

No momento da competição

Pedro Roque no Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico realizado em 2017

Agora, já na competição, é importante que você esteja sempre disponível para ajudar o delegado quando for preciso. Caso seja possível ter uma equipe para auxiliar durante a competição e ajudar a organizar o evento, ficará mais fácil.

E aí, cubista, que tal fazer sua própria competição?

Gostou do conteúdo? Compartilhe