Uma das coisas mais importantes para se melhorar no cubo mágico é aprender novos algoritmos. Existe uma variedade enorme de coisas para se aprender, mas qualquer que seja a modalidade, se trata de um requisito. Porém, esse assunto é tema de grande desafio para muitos cubistas, que tem dificuldades ao aprender, memorizar, e aplicar esses novos conhecimentos nas suas resoluções. O post de hoje tem como objetivo ajudar você que tem essa dificuldade, a melhorar nesse aspecto.
Sobre o algoritmo
Começando pelo processo de aprender cada algoritmo individualmente. Apesar da aparente dificuldade, essa é na verdade a etapa mais simples. Tendo como exemplo a PLL T, que é constituída pela seguinte sequência: “R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R U R’ F’ “. Ao se deparar com essas letras, o cubista mais iniciante pode ficar assustado, e não saber por onde começar a decorar. Aliás, caso não saiba como essas letras funcionam, fizemos um vídeo explicando a notação do cubo mágico.
Para tornar mais simples a aprendizagem, a ideia é quebrar o algoritmo em partes menores. Por exemplo, no caso da PLL T, você pode começar decorando que os 4 primeiros movimentos coincidem com o chamado “Sexy Move”, sequência presente em diversos outros casos, e que é facilmente memorizável. Além disso, você pode ver como as peças se movem, e usar a imagem disso para ficar mais fácil de decorar.
Nesse caso, daria para usar o par que sai da camada de baixo, e acompanhar o movimento dele até ser “encaixado” de novo, e usar isso como referência para o seu algoritmo. Tudo depende de caso a caso, o importante é encontrar de início uma forma intuitiva e que facilite a sua memorização de casa algoritmo. Sempre existe algo chamativo que pode ser usado de modo a deixar o seu trabalho mais simples.
Memorização
Após aprender um algoritmo, você precisa que ele se torne natural para você, e não esquecer mais dele. Inicialmente, repita-o várias e várias vezes. Isso vai dar um ótimo “headstart”. O problema é que conforme o tempo passa, esquecer é não só uma possibilidade, como algo que definitivamente vai acontecer. Para isso você precisa aplicar a “repetição espaçada”.
Essa é uma técnica usada para aprendizagem de modo geral. Você pode usar isso para estudar para uma prova, aprender uma nova língua, ou nesse caso, aprender um novo algoritmo. Como o nome sugere, a ideia é repetir o conceito aprendido com uma certa frequência.
Para o cubo mágico, você pode recorrer ao auxílio de “simuladores”. No próprio CS Timer há essa função. Você pode selecionar os algoritmos que deseja treinar de um método específico, e ele vai aleatoriamente gerar embaralhamentos referentes a estes casos. No começo faça isso com uma certa frequência. Com o passar do tempo comece a reduzir. Você vai perceber que cada vez vai ficar mais natural reconhecer e executar o algoritmo, e claro, vai se tornar cada vez mais rápido nele também.
O importante aqui não é o tempo que demora para isso. No começo vai ser difícil, e esquecer faz parte do processo. Sempre que ocorrer, volte e veja o algoritmo novamente, e continue nos simuladores, pelo tempo que for necessário. A certeza é que vai ficar cada vez mais fácil, e os seus tempos com isso vão baixar.
Aplicar!
Agora a etapa mais importante: aplicar esses conhecimentos nas suas solves. Não adianta nada aprender um método avançado e não conseguir aplicar para ter os benefícios dele. E é aqui que muita gente acaba cometendo um erro.
Ao praticar as resoluções, e se deparar com um caso que recém aprendeu, pode parecer tentador resolver da maneira “antiga” para conseguir um tempo melhor, por ainda não estar 100% acostumado. Mas essa é uma oportunidade de ouro de testar os novos conhecimentos. Sempre que aparecer algo assim, escolha a melhor solução. Talvez o seu tempo naquele momento não seja dos melhores, mas o importante é melhorar no longo prazo.
Outra coisa importante, evite aprender coisas novas próximas de campeonatos. Sem o devido treino, isso pode ser prejudicial. Então tente se planejar com uma certa antecedência, para conseguir dar tempo de se organizar e estudar tudo da forma correta!
Essa é a maneira ideal de aprender novas coisas para o cubo mágico. É claro, cada um tem suas preferências e seu modo de aprender, e é importante buscar a sua própria identidade também. Mas uma coisa é certa, aplicando essas dicas, e combinando elas com os tutoriais da Oncube, ficar mais rápido é uma garantia!