Caio Sato quebra novo recorde!

Quem acompanha o cenário competitivo do speedcubing brasileiro com certeza conhece a figura de Caio Sato. O atual campeão Brasileiro, Sul-Americano e recordista Sul-Americano desde 2022 se destaca em tudo que faz. Nesse último final de semana, após um longo tempo de jejum de recordes na categoria 3×3, Caio fez história novamente. Vamos, então, conferir um pouco sobre sua carreira e entender mais sobre esse recorde recente!

Caio e a história recente

Como mencionado, desde 2022, Caio Sato foi a única pessoa a deter o recorde Sul-Americano de média na categoria principal, o 3×3. Com um giro inexplicavelmente rápido, o cubista sempre se destacou pela sua velocidade, algo sem precedentes aqui no nosso continente.

Caio Sato

Foi Caio quem quebrou os últimos oito recordes continentais da categoria, sendo que o mais recente era um 5.59 feito no Taboão da Serra 2024. Desde então, Caio Sato ficou vários meses sem melhorar os próprios recordes na categoria 3×3, o que não fez com que ele deixasse de se destacar em outros aspectos, principalmente dois.

Sua evolução recente no 4×4 é notável, pois ele vinha quebrando vários NRs de single e de média na categoria, visando se aproximar cada vez mais do recorde Sul-Americano. Até agora, Caio já quebrou nove recordes brasileiros de 4×4 e promete alcançar níveis ainda mais altos. Inclusive, no mesmo campeonato de que falaremos hoje, ele quebrou seu primeiro SAR de 4×4, com uma média de 24.56 segundos, colocando-o entre os melhores do mundo da modalidade.

E mais do que isso, Caio é também o maior medalhista da história do continente, tendo passado recentemente da marca das 500 medalhas. Competindo com muita frequência, esse número certamente aumentará ainda mais.

Primeiro SAR de Caio

O recorde

Mas agora vamos falar do recorde em si, que é, seguramente, o acontecimento recente mais importante. No Opentrópolis CEFET 2025, campeonato que aconteceu na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Caio Sato se destacou com dois resultados importantes. O primeiro já foi mencionado, esse recente SAR de 4×4, e o outro é o grande foco desta postagem.

Na segunda rodada do 3×3, indo, sem dúvidas, como o grande favorito, Caio começa com um tempo de 5.36. Esse tempo já coloca uma enorme pressão, pois é sabido que esse é o começo ideal para quem está buscando abaixar o próprio recorde.

Ele segue com uma consistência absurda, fazendo 5.04 e 5.37. Os três primeiros tempos foram abaixo do atual SAR, o que significa que, com mais um tempo bom, ele conseguiria o tão sonhado recorde. Ele vai sabendo disso para a quarta solve e, já nela, com uma incrível marca de 5.58, Caio garante o recorde Sul-Americano, com uma média de 5.44. Ele ainda tem a chance de melhorar no quinto tempo, coisa que não acontece. Mesmo assim, terminando com um 5.76, ele agora quebrou mais um SAR, em uma impressionante média onde todos os tempos foram abaixo da casa dos seis segundos.

Ao que tudo indica, Caio deve continuar evoluindo cada vez mais, e sua dominância, que já vem de anos, parece quase que imbatível. Se isso é verdade? Só o tempo dirá! Mas aqui no blog da Oncube, você com certeza vai ficar sabendo sobre as novidades a respeito do speedcubing sul-americano e, claro, mundial! Até a próxima postagem.

Gostou do conteúdo? Compartilhe