Continuando a série sobre aquele final de semana histórico, hoje falaremos sobre mais um Recorde Mundial feito por Yiheng Wang. Pode parecer um recorde comum, um fim de semana normal, mas não. Esse WR especificamente é diferente dos demais, e tem uma bela história por trás. Leia então essa postagem para ficar por dentro de cada um dos detalhes desse incrível tempo!

O recorde
Vamos primeiramente contextualizar quem não sabe sobre esse recorde. Recentemente tivemos uma postagem aqui no blog sobre um final de semana histórico. Nele, tivemos 3 recordes mundiais, em um intervalo de 24 horas, algo extremamente incomum, principalmente hoje em dia. O segundo recorde que mencionamos foi a média de 2×2 feita pelo Yiheng. O chinês de apenas 11 anos é já um fenômeno do speedcubing internacional.
O recorde em questão se trata do primeiro sub 0.9 de média da história. Yiheng começou já com a sua pior solve, sendo 1.26, um tempo que mesmo sendo seu pior na média, é já algo muito impressionante. Após esse tempo, manteve uma performance impressionante, e garante uma incrível média de 0.88. Yiheng não sabe tantas coisas avançadas como outros grandes nomes do 2×2, porém seu giro é incomparável, e ele mostrou isso mais uma vez. Mas como sempre dizemos: há sempre algo mais profundo.
A polêmica do sliding
O contexto desse recorde especificamente se dá pelo passado recente da categoria. Yiheng tinha feito alguns tempos que seriam abaixo desse atual WR. Notoriamente temos o 0.78 de média. Um tempo histórico e que era extremamente abaixo do tempo de Zayn Khanani na segunda colocação.
Porém a polêmica se dá pelo fato de Yiheng ter usado uma técnica para acionamento de timer chamado Sliding, onde você desliza a sua mão pelo cronômetro para postergar o acionamento do tempo. Isso foi uma polêmica enorme, e na verdade praticamente uma guerra dentro da WCA.
Várias coisas aconteceram, algumas contra e outras em defesa de Yiheng. Por fim, essa técnica foi considerada ilegal, e os tempos onde o chinês usava isso foram DNFados. Até isso acontecer, várias discussões online se iniciaram, muito mais intensas que essa “guerra oficial”. No entanto, mesmo após passar por tudo isso, Yiheng deu a volta por cima, e conseguiu quebrar o recorde de novo, se tornando, dessa vez de forma válida, a primeira pessoa a resolver o 2×2 com uma média inferior a 0.9 segundos.
A carreira de Yiheng Wang
Outro ponto que vale ser comentado é a construção da carreira de Yiheng. Com apenas 11 anos, ele já acumula ao todo 10 recordes mundiais, sendo a maior parte deles, na categoria principal, o 3×3. Isso é algo extremamente impressionante. A maior parte dos cubistas de elite, conseguem apenas um ou outro WR, mas Yiheng não. Ele está cada vez mais se aproximando do grupo daqueles que quebram múltiplos recordes mundiais.
A pergunta que fica, com isso é: até que ponto isso pode chegar? Supostamente, caso ele continue tendo o mesmo interesse que tem atualmente, ele ainda terá pela frente vários anos em sua carreira cubística. Se ele mantiver essa média de melhora atual, podemos esperar que ele chegue quem sabe até a casa dos 20 ou mais WRs, o que colocaria ele no topo do mundo.
Sobre isso, bom, apenas o tempo dirá. No entanto saiba de uma coisa: independentemente do que acontecer, você terá prontamente acesso à informação completa aqui no blog da Oncube! Obrigado por lerem esse post, e até o próximo, e enfim, ultimo post dessa série sobre o final de semana histórico!