A arte e o cubo mágico!

A arte e o Cubo Mágico 

Primeiramente, todos nós já sabemos que os cubos mágicos são impressionantes brinquedos, e que existe uma comunidade de fãs de todas as idades em todo o mundo. Além disso, é muito comum que seu uso esteja associado à diversão e ao exercício da lógica. Contudo, o italiano Giovanni Contardi, de 24 anos, escapa um pouco do tradicionalismo e reúne técnicas artísticas e de combinação de cubos para criar verdadeiras obras de arte.

Giovanni já participou de mais de 30 competições de cubos. Nesse contexto, possui, atualmente, 69 medalhas de ouro. A partir de 2010 começou a construir um histórico de pódios em Campeonatos Nacionais da Itália, como o Campeonato Italiano de 2019, em que ficou em segundo lugar. Apesar de ter participado e se destacado em grandes eventos, uma parcela de seu reconhecimento se dá pela criação de retratos de pessoas famosas. 

Mas onde entra a arte nessa história?

Giovanni Contardi realizando Marilyn Monroe com cubos.

Você se lembra do momento em que a professora do ensino fundamental e médio falava sobre a pop art? O termo diz respeito à arte popular e se trata daquele movimento artístico em que se reproduz o consumismo e o estilo de vida americano. E o pontilhismo, você se recorda? Como o próprio nome já diz, é a técnica usada para formar imagens a partir do uso de pontos ou pequenas manchas. Agora que conhecemos essas artes, o Giovanni Contardi é responsável por unir ambas através dos cubos. 

Will Smith por Giovanni Contardi

Para que isso seja possível, é preciso que o cubista combine as cores presentes no cubo, o que  demora cerca de 10 segundos em cada cubo. Além de expor seu trabalho nas redes sociais como o Instagram, ele possui exposições em Nova York por meio da Gallery 104.

Lembra quando mencionei  que o pop art está relacionado a artes ligadas a cultura popular? Então, ele cria grandes retratos de pessoas famosas na cultura pop como John Lennon, Rihanna e Amy Winehouse. 

Habilidade e criatividade

Nós cubistas somos reconhecidos por termos uma comunidade composta por pessoas criativas. Com o jovem Giovanni Contardi não foi diferente. Sabendo da sua facilidade em resolver cubos mágicos de forma rápida, percebeu a oportunidade de fazer algo realmente criativo, único e novo. Ou seja, além de ter sido finalista de um campeonato mundial,  resolveu aproveitar de suas técnicas para fazer algo por si mesmo. Isso porque mais do que a fama e o dinheiro que consegue receber por cada obra, a criatividade em desafiar-se gerou uma paixão pela representação de expressões faciais. Tudo isso limitando-se às seis cores do cubo.

Agora pense na dificuldade em usar apenas 6 cores para reproduzir retratos de pessoas famosas? Os painéis demoram cerca de três a quatro semanas para serem finalizados. Tudo isso porque, mesmo sabendo resolver facilmente um cubo, o desafio está na adaptação das fotos às cores.

Assim, podemos notar que há uma infinidade de possibilidades para se fazer com o cubo mágico. Ou seja, até os desafios existentes em um campeonato mundial são poucos para os amantes do cubo. E você? Qual foi a coisa mais inusitada que conseguiu fazer utilizando apenas seu cubo mágico?

Gostou do conteúdo? Compartilhe