E então você começou no cubo mágico. Esse mundo incrível, cheio de detalhes e oportunidades, que atrai tanta gente. Porém, ao se debruçar mais sobre esse mundo, pode parecer um pouco confuso, pela quantidade enorme de puzzles diferentes que existem. Cubos oficiais, de coleção, as opções são infinitas. E por isso, o post de hoje tem como objetivo ajudar principalmente aqueles que começaram há pouco tempo a terem um direcionamento melhor de qual caminho seguir na hora de escolher novos cubos mágicos para adquirir e aprender.
Colecionadores x Speedcubers
Como mencionado, existem dois tipos diferentes de cubista: Os de competição, e os colecionadores. É importante deixar claro que uma coisa não anula completamente a outra. Mas no geral, cubistas que focam em competição, tendem a deixar de lado puzzles chamados de “não oficiais”, enquanto esses, são muito mais atrativos para os colecionadores.
Os cubos “oficiais”, são os que são providos pelos campeonatos oficiais da WCA. Consistem de 11 tipos de puzzle diferentes, que formam 17 modalidades. Os competidores buscam as modalidades que mais gostam para melhorar, ou até mesmo ter o melhor ranking possível em todas elas. Para os que gostam de colecionar, e aprender puzzles diferentes, aí existe uma infinidade de tipos diferentes.
Independente de qual caminho escolher, vale ressaltar que a Oncube estará sempre com você! Oferecemos em nosso blog tutoriais de vários cubos, e na nossa loja inúmeros puzzles, em diferentes faixas de preços, seja para colecionadores como para aqueles que querem atingir a excelência competitiva. Você não vai se arrepender! Agora sim, vamos falar de uma ordem interessante para se começar. E claro, essa é a apenas uma sugestão, qualquer caminho é mais do que válido.
Tudo começa no 3×3
O 3×3 é sem dúvidas o melhor começo possível no mundo do cubo mágico. É o puzzle clássico, que todos conhecem. Não tem como fugir dele. É ele que dá a base para as outras categorias competitivas, como também serve de inspiração para muitos cubos de coleção, como os famosos “shape mods”. Aqui você tem diversas opções. Caso queira um cubo mais em conta, para experimentar e ver se gosta, o meilong é uma escolha segura. E daí em diante, o céu é o limite!
Puzzles pequenos e rápidos
Tanto os colecionadores como o pessoal do speed em algum momento terá que passar pelos cubos menores. Se você acabou de aprender o 3×3 e quer algo diferente, mas que seja igualmente fácil, sem precisar aprender muita coisa nova, o 2×2 e o pyraminx são excelentes opções. Com eles você não precisará aprender praticamente nada de novo, e os seus tempos já vão começar sendo mais rápidos do que no 3×3.
Essa é uma vantagem enorme, e que pode impressionar muita gente, justamente pela velocidade. Ambos são relativamente fáceis de atingir tempos excelentes, e quem sabe até já ir para uma competição. Embora claro, assim que sentir vontade, se inscreva em um torneio oficial da WCA. Lá você irá conhecer diversos tipos de puzzles novos, e fará amigos com interesses em comum.
Big Cubes
Os big cubes também são escolhas certeiras para seguir nessa lista. Nada melhor do que avançar aos poucos, então o 4×4 é uma escolha perfeita nesse aspecto. Terá que enfrentar dificuldade de lidar com novas etapas e métodos, e claro, com o pesadelo da paridade. Mas após fazer isso, os outros big cubes se tornam extremamente fáceis, já que o método de resolução é idêntico.
A partir disso, conforme for surgindo o interesse, ir atrás de um 5×5, 6×6 e 7×7 é questão de tempo! E sem dúvidas, para colecionadores, existem cubos ainda maiores, e você pode sim ir atrás de um 8×8, 9×9… e assim por diante! Existe até o 21×21, que já fizemos post aqui o mencionando. É uma opção de logo caso para quem quiser um desafio maior (e bem maior!)
Side events
Os side events são as outras categorias oficiais, com níveis de dificuldade diferentes. Aqui entra o Skewb, Clock, Square e Megaminx (além do pyraminx que já foi citado). Cada um desses cubos tem as suas particularidades, e despertam o interesse em muita gente. Existem cubistas inclusive que gostam tanto de um desses, que dedicam toda a sua carreira speed a treinar um deles. Como exemplo o Leandro Martín Lopes da Argentina, que é o atual recordista mundial de Megaminx, e treina praticamente só essa modalidade.
Aqui não existe exatamente uma melhor opção para seguir, o melhor a se fazer é simplesmente escolher aqueles que mais te chamem atenção. Com certeza independentemente de qual seja a sua escolha, ela valerá a pena!
Outros Puzzles
A partir disso, para os colecionadores as opções são realmente quase infinitas. Existem classes diferentes de puzzles, cuboides, shape mod, cubos mirror, gear, dentre muitos outros! Aqui realmente não há uma sugestão clara, toda e qualquer opção é válida! O melhor a se fazer é ir em um campeonato, conversar com alguém que tenha esses cubos, e testar! Com certeza você irá se identificar com algum deles. No site da oncube, e na internet, você encontra vários desses produtos, e pode ver as fotos e vídeos. É uma outra forma de ter contato com eles.
Além disso, a parte de acessórios para puzzles também é muito interessante, em especial a parte de lubrificantes. Com o tempo, o atrito das peças pode desgastar qualquer cubo, então mantê-los bem regulados e lubrificados, é sempre uma boa ideia. Enfim, o post de hoje teve como objetivo servir de norte, para que possam saber qual caminho seguir nesse mundo dos cubos mágicos. É um caminho sem volta, mas repleto de possibilidades! Qualquer duvida estaremos sempre a disposição.