Como todos sabem, o 3×3 é a modalidade principal da WCA. Todo mundo quer ser o melhor possível nela, afinal, é o grande evento. E claro, sempre que um novo recorde acontece, o mundo para a fim de ver o que aconteceu, e nesse final de semana, especificamente o dia 7 nos deu coisas para comentar. Yiheng novamente quebra o seu próprio WR (World Record), e se distancia ainda mais no topo do ranking. Vamos comentar os pormenores desse recorde na postagem de hoje!
Sobre Yiheng
Se você ainda não conhece, Yiheng Wang é um cubista extremamente famoso na China, que vem se destacado bastante há 1 ano e meio mais ou menos, no 3×3. Ele quebrou o WR pela primeira vez ano passado, na Malásia, com o incrível 4.69. Antes já tinha conseguido, mas por um Misscrable, acabou sendo desclassificado. Pouco tempo depois, baixou ainda mais a média, para 4.48, um recorde muito além de todo o resto do mundo.
Yiheng é conhecido pelo seu planejamento avançado, giro de extrema qualidade, e solves aparentemente simples, mas extremamente rápidas. Com o tempo, outros cubistas do mundo começaram a se aproximar desse recorde, em especial Tymon mais recentemente. Yiheng precisava reagir, ou então seu recorde estaria ameaçado. E ele o fez, com maestria.
O recorde
Para contexto, Yiheng é um grande cubista, mas que no geral tinha dificuldades lidando com situações de alta pressão. A final do Mundial, no ano passado, que ele a tinha praticamente “ganha”, e perde na última solve pelo nervosismo. Mas nesse recorde o contrário aconteceu. A média de 4.36 segundos já é impressionante, mas se torna ainda mais pelo contexto. Ele começa com a pior resolução.
Começar mal, é ruim porque significa que a sua média não necessáriamente está estragada, mas que você não pode errar mais. O pior e o melhor tempo não contam na média. Mas Yiheng aproveitou isso muito bem. Em sua segunda solve já faz o seu melhor tempo, com um sub 3, e mantém a consistência ao longo da média, garantindo essa incrível média.
Isso é fora do comum. 4 décimos na frente da segunda colocação. Uma dominância dessa é equivalente ao que Feliks Zemdegs conseguiu muitos anos atrás. Mas ainda mais interessante é o tempo. A média se encontra agora na casa do 4 baixo, e nisso fica a pergunta: veremos uma média sub 4?
Futuro
A resposta é: Sim, e é questão de tempo. Yiheng já tem médias abaixo disso, que inclusive estão disponíveis em vídeo na internet. Fazer em campeonato é questão de tempo, em especial se ele continuar melhorando. E é provável que sim, ele tem auxilio de um treinador, e vem aprendendo técnicas mais avançadas, que podem levar ele ainda mais longe.
Outra pergunta que fica. Será que Yiheng vai quebrar também o WR de single? A resposta é que muito provavelmente sim. Ele é a pessoa com mais tempos na casa dos 3 segundos no mundo, e o mais impressionante é que geralmente essas solves não tem tanta sorte envolvida. Ou seja, quando Yiheng tiver uma solução com poucos movimentos, é bastante provável que vejamos sim um WR de single ir para ele. Inclusive poderia até mesmo ser o primeiro a fazer um sub 3, quem sabe?
E você? Quer quebrar um recorde mundial também? Lembre-se, em toda maratona é necessário dar o primeiro passo. Você pode se tornar o próximo Yiheng! Então comece da melhor forma pelos nossos tutoriais, e adquira um cubo caso ainda não tenha um pelo melhor preço possível. Boa sorte!