Estamos em julho, e dentro de algumas semanas o maior campeonato de cubo mágico da história do continente se aproxima. O Rubik’s WCA South American Championship 2024 terá sede em Buenos Aires, na Argentina, e promete ser um enorme evento. O torneio que definirá os campeões da américa em cada uma das 17 categorias oficiais, já conta com mais de 300 cubistas inscritos, e tudo indica que as disputas pelos podiums e títulos de cada modalidade serão históricas! Nesse post você irá conferir como está a preparação para o evento, e já criar aquele clima de ansiedade pré competição.
Detalhes
Já fizemos uma postagem algumas semanas atrás com as informações gerais do torneio, mas há claro algumas coisas que vale a pena ressaltar. Primeiramente sobre o local. A sede será a Universidad di Tella, em Buenos Aires. O lugar já sediou diversos campeonatos no passado, e a organização sabe muito bem como utilizar isso a seu favor.
E isso será importante porque se trata de um campeonato de 4 dias. Eventos assim são difíceis de organizar, e tem inúmeros detalhes e variáveis. Ainda assim, o staff, liderado por Guido Dipietro tem se preparado e feito anúncios nas redes sociais mostrando um pouco mais sobre o torneio. Mas isso tudo já foi detalhado anteriormente em um outro post que você pode conferir clicando aqui.
Competição entre países
Mas de longe o mais importante de um evento da magnitude do sul-americano é o aspecto competitivo. As disputas pelos títulos é que são o verdadeiro entretenimento, e que geral as boas histórias. Dito isso, antes da disputa entre pessoas, é interessante considerar a disputa entre países.
Em 2022, no “Sula” do Brasil, naturalmente a maior parte dos participantes eram brasileiros. Algo semelhante vai acontecer agora na Argentina, onde mais de 150 dos registrados são naturais da Argentina. Naquela ocasião, mesmo em minoria, das 17 modalidades 10 foram vencidas por argentinos, e 7 por brasileiros. No entanto, esse cenário é ainda mais aberto quando se considera a presença de um número maior de países nessa edição, e muitos com candidatos fortes ao título.
Uma das métricas atuais para realizar uma espécie de “previsão” dos resultados, e consultar os favoritos, é a psych sheet, da WCA. Nela você pode conferir o ranking dos participantes pelo seu atual recorde oficial. Analisando isso, temos a Argentina como favorita para 8 títulos, seguido do Brasil com 5, Colômbia com 2, e Uruguai e Peru com 1. Porém, isso não significa que tudo esteja perdido para os brasileiros. Em várias dessas modalidades teremos disputas extremamente acirradas e que podem mudar esse panorama completamente.
Qualquer detalhe muda tudo
Nas disputas individuais, falaremos mais a respeito disso adiante, mas apenas para citar alguns exemplos. No pyraminx, o favorito seria Gael Lapeyre. Sebastiano Benato do Uruguai vem logo atrás, assim como alguns brasileiros em excelente fase que podem com certeza brigar pelo título. No FMC, Guido Dipietro é o grande favorito, mas o brasileiro Anuar vem se destacando e se aproximando cada vez mais dos argentinos. E no 4×4, onde Theo Goluboff, com o SAR é o favorito, talvez tenhamos a disputa mais acirrada, com diversos candidatos ao título, de diversos países, incluindo claro, brasileiros. Ou seja, dependendo da combinação de resultados, podemos ver sim o Brasil em primeiro no “Quadro de medalhas”, mesmo com apenas 30 competidores presentes. Mas no tema da disputa de países, temos mais um fator relevante.
Copa das nações
A copa das nações será sem dúvidas um dos pontos mais altos do evento. Para quem não sabe do que se trata, é uma competição não oficial, entre países, que ocorre nos grandes campeonatos de cubo. 3 competidores representando o seu país vão resolver, 1 após o outro, e ao mesmo tempo, 3 competidores de outro país farão o mesmo. O país que tiver o menor tempo combinado avança para a próxima rodada. E isso se segue até a grande final, que define o país campeão.
Mas é aqui que entra um fator de rivalidade muito grande. Em 2022, no Brasil, a Argentina vinha para a final como a grande favorita, pois tinha no papel o trio mais rápido, composto por Bautista Bonazzola, Gael Lapeyre e Theo Goluboff. Mas o trio brasileiro, composto por Caio Sato, Vicenzo Cecchini e Iuri Grangeiro também apresentou uma excelente forma. E na final, na prática, foram campeões, terminando alguns segundos antes dos argentinos.
Mas, por um acaso do destino, Vicenzo, o último a resolver, não começou o timer da maneira correta, o que invalidou o seu tempo e deu a vitória para os argentinos, mesmo tendo ido relativamente mal nessa final. O episódio é muito polêmico, mas ficou conhecido pela comunidade deles como “El timer de Dios”, em referência ao histórico gol de mão de Maradona contra a Inglaterra na Copa do Mundo.
Revanche?
Nesse ano, tudo indica que teremos essa mesma disputa, muito provavelmente novamente na final. Dessa vez, apesar de não competir em casa, o trio brasileiro, que será muito provavelmente composto por Caio Sato, Vicenzo Cecchini e Francisco Moraes, virá como o trio favorito. Vicenzo e Caio já fizeram postagens acentuando essa rivalidade, e demonstrando que querem buscar a revanche.
Existe também a possibilidade do trio Chileno se destacar de maneira inesperada e entrar nesse confronto, com um trio que caso seja considerado o Single, seria o favorito. No entanto se espera de fato que teremos na final a mesma disputa de 2022, que poderá dar 2 títulos para a Argentina, ou uma retratação para o trio brasileiro. Mas o que se sabe por certo é que será muito emocionante!
Disputas individuais
No 3×3 sem dúvidas teremos a maior competitividade. Grandes nomes estarão presentes como Caio, Vicenzo, Claudio, Francisco e Theo. Qualquer média pode ser a vencedora, e com certeza o campeão será decidido no detalhe! Promete muita emoção.
4×4 não fica atrás, teremos 12 competidores extremamente fortes no torneio, e muito provavelmente aquele que tiver mais sorte com as paridades deve sair vencedor. Nessa disputa temos também 3 brasileiros conforme já mencionado, e tudo indica que a final será um show.
Os big cubes são muito semelhantes. No 5×5 Francisco é sem dúvidas o favorito, mas assim como no 6×6 e 7×7, Theo, Pedro Condo e Gabriel Santiago podem alcançar bons resultados. Serão podiums extremamente acirrados.
2×2 é a modalidade mais rápida da WCA, e qualquer coisa pode ser a diferença entre a vitória e o último lugar. O grande favorito é Juan Saboya, da Colômbia, atual detentor do SAR. Mas Francisco e Vicenzo também tem médias excelentes, e qualquer deslize do colombiano pode resultar em um bom resultado para o Brasil!
No Oh pela primeira vez teremos 2 pessoas com média sub 10 na mesma final. O show ficará para Theo ou Caio decidirem o título, e a briga pela terceira colocação inclui inúmeros competidores, de diversos países.
No 3×3, 4×4 e 5×5 vendado o grande favorito é Manuel Gutman, da Argentina. Se ele alcançar esse feito, existe uma grande chance de ser a pessoa com mais títulos ao final do torneio. Mesmo assim, não será fácil. A disputa será com Gianfranco Huanqui no 3×3, e com Marcos Semolini no 4×4 e 5×5!
Side Events
No Multi Vendado por sua vez, Marcos Semolini será o grande favorito, tendo o melhor PR. Mas Nicolas Campanário tem conseguido tentativas expressivas recentemente, e vem logo em seguida. Qualquer cubo a mais ou a menos pode ser a diferença entre ambos, e quem sabe até o campeonato poderá ser decidido no tempo!
Megaminx, era e continua sendo um título esperado para Leandro Martín Lopez, da Argentina, que é de longe o melhor do mundo na modalidade. Mas recentemente, o peruano Juan Pablo Huanqui, talvez o maior nome da categoria na história se inscreveu para o torneio. Isso deixa a dúvida, será que ele estaria treinando e poderia ameaçar o campeonato aparente ganho do LML?
Pyraminx terá uma competitividade enorme, é uma categoria rápida, decidida nos centésimos. Gael, o favorito, não vem competindo tanto recentemente. Isso abre portas para Sebastiano Benato, Mario, e Vicenzo, que vem logo em seguida. Qualquer coisa pode definir essa final, e quem sabe, para um brasileiro!
O Skewb será um evento difícil para os brasileiros. Muito pelo grande talento de Federico da Fonseca, ganhador em 2022 e o melhor da modalidade no continente que ainda está ativo. 5 pessoas inscritas possuem média sub 3, e assim como no pyraminx, a disputa será na casa dos centésimos! Alguns competidores do Chile e da Colômbia podem ameaçar o campeonato de Fede, mas tudo indica que ele conseguirá defender seu título.
Square-1 é uma modalidade que para os brasileiros é quase uma vitória certa! Com Vicenzo presente, tendo ambos os SARs, a vitória é muito provável. Mas vale ressaltar, que Felipe, da Argentina, tem tido bons resultados, e Andrés Hisashi quase quebrou o SAR de single recentemente. Em caso de uma má performance do brasileiro, ambos podem oferecer uma ameaça.
E além do competitivo?
Ainda não há tantas informações sobre questões “extra” sobre o torneio Sabe-se que haverá uma transmissão ao vivo online para quem não estiver presente ter a oportunidade de assistir. Haverá também no local lugares para vender cubos e itens do campeonato. Mas por ser em parceria com a Rubik’s, é provável que haja também mais coisas, como ocorreu em 2022.
Porém para a surpresa de muitos, uma outra grande coisa foi anunciada para esse torneio. Gael Lapeyre, grande competidor argentino, escreveu um livro, que será lançado oficialmente e estará a venda no torneio. O título do livro original é “Más allá del cubo”, ou em português “Para além do cubo”. O livro é um paralelo entre todas as experiências do cenário competitivo de cubo mágico, com o desenvolvimento da vida cotidiana.
Além de tudo isso, ele será publicado não só em espanhol, mas também contará com uma edição em português, e outra em inglês. Sem dúvidas é algo histórico para a comunidade sul-americana, e até mesmo mundial! Para quem estiver presente, é uma ótima ideia conferir e considerar adquirir um exemplar!
Conclusão
O torneio mais esperado do ano está chegando, e logo logo saberemos se todas essas expectativas foram atingidas. Caso vá para Buenos Aires, ou mesmo quer aproveitar para se preparar desde já, confira o nosso site para adquirir os melhores cubos com os melhores preços. E no fim das contas, o que mais conta nisso tudo, são as experiências, que nesse caso, sendo em outro país, para nós brasileiros será incrível. Torçamos pelos cubistas do nosso país, e que seja um bom campeonato!