3 competidores empatados no Recorde Mundial

A modalidade 3×3 FMC (Fewest Moves Challenge), ou em português, 3×3 em menos movimentos, é muito diferente de todas as outras da WCA. Nela, o objetivo não é ser rápido, mas ser eficiente. O competidor que nela deseja se aventurar, recebe 1 embaralhamento, e terá uma hora para escrever a solução com o menor número de movimentos possíveis na folha de resposta. É quase como uma prova escolar. Você pode fazer uma solução simplesmente com CFOP caso queira, mas os melhores do mundo usam uma série de técnicas avançadas para os ajudar nesse processo. No último final de semana, algo histórico aconteceu, e pela primeira vez na história teremos 3 pessoas empatadas com o mesmo “tempo” para o recorde mundial, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje!

Modalidade 3×3 FMC

Os limites da modalidade

Antes, é necessário entender um pouco de como essa modalidade funciona. Diferentemente das outras, essa é uma categoria na qual existe um limite claro definido, tanto para cima como para baixo. Para quem é novo no cubo, talvez ainda não conheça esse conceito, mas existe algo chamado “God’s Number”. O “Número de Deus”, é o número máximo de movimentos que um embaralhamento precisa para ser resolvido. Ou seja, das 43 Quintilhões de combinações possíveis em um Cubo Mágico, nenhuma delas precisará de 21 movimentos para ser resolvida da maneira mais eficiente possível, será sempre 20 no máximo.

Imagem ilustrativa do número de “Deus”

No entanto, o contrário também existe. Cada embaralhamento tem um número mínimo de movimentos necessários, e que é impossível resolver em menos. A maior parte está entre 17 e 18. Se você tem um embaralhamento que precisa de 18 movimentos para ser resolvidos, você nunca conseguirá resolvê-lo em 17, 16 ou 15. Isso torna a modalidade 3×3 FMC muito interessante. Os competidores de alto nível estão sempre tentando se aproximar do limite matemático dos embaralhamentos. As técnicas avançadas atuais se assemelham muito à maneira como um computador enxerga e resolve o cubo mágico, e estão todos se aproximando cada vez mais desse limite.

Recorde Inesperado

Isso nos leva até o dia 23 de junho de 2024. Até então o recorde mundial de single era de 16 movimentos, do italiano Sebastiano Tronto. Em um campeonato aparentemente normal nos EUA, sem que ninguém esperasse Aedan Bryant e Levi Gibson, em sua segunda solução, encontram por caminhos diferentes, a mesma solução de 16 movimentos. Isso faz com que eles não tenham o recorde mundiais sozinhos, e sim empatados com Sebastiano.
Para esse embaralhamento, a melhor solução possível era efetivamente 16 movimentos, e eles conseguiram a encontrar. Mas aqui entra um fator importante. Dois grandes competidores, Christopher Chi e Alexei, estavam presentes. Por um breve momento, a expectativa era de que eles também tivessem encontrado essa solução, e estavam buscando um possível 14 ou 15. Ao encontrar uma solução de 16 movimentos, existe uma chance de 10% de que haja uma solução menor, o que não era o caso. Mas infelizmente, esses competidores não a encontraram. E não encontraram nem mesmo o 16. Mas por um momento, a possibilidade de 5 pessoas terem um WR empatado existiu, e seria algo inédito!

Isso foi sem duvidas um feito histórico para a modalidade. Dada a dificuldade de embaralhamentos com soluções que sejam possíveis em menos de 16 movimentos serem bem raras, a tendência é que esse recorde permaneça por muito tempo. E claro, existe também a possibilidade que outras pessoas se juntem a essa lista. Quem você acha que será o próximo?

Gostou do conteúdo? Compartilhe