Você sabia que o cubo mágico é símbolo do autismo?

Estamos em abril, conhecido como o mês de conscientização sobre o autismo. Mas você sabia que o cubo mágico é considerado um símbolo do autismo? É sobre isso que iremos falar hoje!

Primeiramente, é importante entender o que é o autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

O autismo pode ser representado pelo quebra-cabeça, pela cor azul, pela fita de conscientização e pelo logotipo da neurodiversidade. 

Imagem do cubo mágico que está no cartaz da campanha nacional de 2023 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O cubo mágico é símbolo do autismo

Nesse sentido, o quebra-cabeça visa mostrar a complexidade do autismo e seus diferentes espectros. Ele foi usado como logotipo pela primeira vez no ano de 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks, a maior organização de defesa do autismo nos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.

Neste ano, o cubo mágico foi utilizado no cartaz da campanha nacional de 2023 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi celebrado no dia 2 de abril.

O autismo nas competições de cubo mágico 

Você, cubista, já deve ter assistido o documentário Magos do Cubo, que pode ser encontrado na Netflix. 

Mais do que mostrar uma competição de cubo mágico, o enredo se dá com a rivalidade e amizade entre os dois speedcubers mais rápidos do mundo, o americano Max Park e o australiano Feliks Zemdegs.

Imagem de Max Park e Feliks Zemdegs
Max Park e Feliks Zemdegs

É um documentário bastante importante para todos no mundo dos cubos mágicos e, também, para toda a sociedade, pois ele possui a capacidade de gerar visibilidade e conscientização do autismo. 

Se você tem interesse em saber de mais filmes e documentários em que há a aparição do cubo mágico, clique aqui.

A lenda Max Park

O speedcuber Max Park é considerado uma lenda nas competições de cubo mágico, mas isso não é novidade para ninguém. Esse fato fica ainda mais evidente ao sabermos as superações pelas quais passou ao longo de sua vida.

Seu autismo foi descoberto aos dois anos de idade. Como esperado, os médicos informaram que Max provavelmente iria precisar de assistência pelo resto da vida.

Imagem de Max Park segurando um cubo mágico, um símbolo do autismo
Max Park

Contudo, o cubo mágico o ajudou a desenvolver habilidades sociais e mentoras. Ao contrário de muitos competidores, o cubo mágico, para ele, é mais do que um hobby, é uma forma de auxílio no tratamento do autismo.

Podemos perceber o quanto faz sentido o quebra-cabeça ser uma representação do autismo.

E, então, cubista? Já sabia que o cubo mágico é um símbolo do autismo?

Gostou do conteúdo? Compartilhe