Todos nós cubistas gostamos muito de campeonatos oficializados pela World Cube Association (WCA), entidade que permite que os jogos aconteçam de forma justa e que nos auxilia a acompanhar as conquistas e novidades dos competidores e do mundo dos cubos mágicos. Mas também devemos estar ligados na onda de campeonatos que vem crescendo nas escolas, mostrando o potencial do cubo mágico como ferramenta de aprendizagem. Por isso, conheça a Copa Magicubo!
No dia 28 de outubro de 2022, sexta-feira, às 13h, acontecerá o 1º Campeonato Municipal de Cubo Mágico, a Copa Magicubo, na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Dutra de Souza, em Brusque, Santa Catarina.

O evento contará com sete categorias do cubo, o 2x2x2, 3x3x3, 5x5x5, 7x7x7, Megaminx, Mirror Block e Pirâmide. Ele será aberto para a comunidade e reunirá alunos de 7 a 15 anos de idade da própria escola e de outras unidades de ensino do município.
As inscrições são gratuitas, mas já foram finalizadas no último dia 20. Para participar do evento, os alunos marcaram um horário individual na escola para fazer a montagem do cubo cinco vezes, com marcação de temporização por professores de matemática e educação física. Assim, os oito que tiverem os melhores tempos são selecionados para participar do campeonato.
Como o 1º Campeonato Municipal de Cubo Mágico, o Copa Magicubo, começou
Segundo a pedagoga Érica Garcia, responsável pela organização da Copa Magicubo, em entrevista para o portal O Município, o evento é resultado de um projeto realizado há três anos na escola. Ela foi responsável por iniciar uma oficina duas vezes na semana, nos horários da manhã e da tarde. Durante as aulas, os alunos aprendem os algoritmos e os processos de montagem do cubo mágico.
“Fomos para a Feira de Matemática, a iniciativa foi crescendo e tomando conta da escola. Hoje somos cerca de 40 cubistas e aí veio o desejo de fazer esse campeonato”, conta.

“Com o passar do tempo, os alunos começaram sozinhos a montar os cubos por algoritmos e com os olhos fechados. As práticas têm ajudado estudantes nas questões de matemática. Comecei com os meus pequenos e isso tomou conta dos maiores, do Fundamental 2. E já têm alunos de outras escolas interessados pelo cubo”, continua.
“Para as crianças de 7 anos, que são mais novas, a montagem é mais difícil. Mas tenho um aluno dessa idade que já está finalizando o método. Algo muito interessante na oficina é que os alunos de 8 anos ajudam a ensinar os alunos do Fundamental 2, que têm de 12 a 15 anos”, finaliza.
A pedagoga também afirma que a maioria dos alunos conseguem resolver o cubo 3x3x3, o mais conhecido, e que “eles começaram a trazer de fora, novos algoritmos, vídeos e figuras. Eles ensinam um pro outro”.
O cubo mágico está além da matemática
O brinquedo mais famoso do mundo foi criado pelo professor húngaro Ernõ Rubik, em 1974. Seu objetivo era ajudar os seus alunos de arquitetura a compreenderem o tridimensionalismo.

Para a pedagoga Érica, o cubo mágico é um brinquedo que trabalha a questão da lógica e interpretação. Ela afirma que após o início das oficinas, a sondagem da turma resultou em 87% da média de acerto em matemática.
“Mas o cubo não trabalha só matemática. Ele está presente na Língua Portuguesa, na Geografia, e tudo isso de forma lúdica. É um desafio que trabalha resiliência, é um passo a passo, por ser difícil. Os alunos compreendem que, ao aprender a montar o cubo, ele consegue solucionar problemas muito difíceis. São várias áreas trabalhadas”, explica.

“Hoje, o cubo é reconhecido como esporte. A nossa intenção na escola Augusta Dutra de Souza é que no ano que vem possamos ter uma equipe formada de cubistas para participar do campeonato estadual”, completa.
E, então, cubista? Sua escola já realizou um campeonato de cubo mágico?

A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!