Às vezes podemos ter a impressão de que algumas coisas legais acontecem apenas internacionalmente e os cubistas também podem ter essa impressão em relação aos campeonatos, só que não é bem assim. Você sabia que o Brasil já sediou um Campeonato Mundial de Cubo Mágico no ano de 2015?
O Campeonato Mundial de Cubo Mágico aconteceu em São Paulo. A oitava edição da competição contou com a participação de 400 competidores de 37 países, que disputaram as 18 modalidades do torneio.
O destaque do campeonato foi a vitória do australiano Feliks Zemdegs, que venceu com uma média de 7.56 segundos no evento do cubo 3x3x3 e obteve recorde mundial no cubo 7x7x7.
Periodicidade do Campeonato Mundial de Cubo Mágico
O primeiro campeonato mundial de cubo mágico ocorreu em 1982, na cidade de Budapeste, a capital da Hungria, em homenagem ao país de origem do criador do brinquedo.
A segunda edição aconteceu apenas 21 anos depois, em 2003, em Toronto, e depois a World Cube Association (WCA) prosseguiu com torneios a cada dois anos em Boston, Estados Unidos (2003); Budapeste, Hungria (2007); Düsseldorf, Alemanha (2009); Bangcoc, Tailândia (2011) e Las Vegas, Estados Unidos (2013), antes do Brasil.
Após o campeonato mundial ser sediado em São Paulo, o evento ocorreu, também, em Paris, França (2017) e Melbourne, Austrália (2019). Já em 2021, o torneio iria acontecer em Almere, Amsterdam, mas acabou sendo cancelado pela WCA devido a pandemia do Covid-19. Felizmente, o próximo campeonato já possui uma data e será realizado em Seul, na Coréia do Sul no ano de 2023.
Uma informação interessante é que o grande campeonato possui 17 modalidades no total, sendo a 3x3x3 a principal e uma das mais importantes.
Campeonato Mundial de Cubo Mágico no Brasil: valorização do esporte da mente
O Brasil foi sede do maior campeonato de cubo mágico do mundo. Essa informação é muito relevante para nós, cubistas, mesmo após 7 anos do ocorrido. Isso porque, ela contribuiu para a evolução que o esporte da mente teve em nosso país.
Muito provavelmente o quebra-cabeça não teria a mesma valorização no país se esse evento não tivesse acontecido. A partir dele, é possível dizer que mais pessoas tiveram acesso ao brinquedo, a motivação em continuar ou começar a praticar o cubo mágico aumentou e mais campeonatos passaram a acontecer.
Além disso, o Brasil é bastante conhecido no mundo dos cubos mágicos. Isso porque ele é local em que há uma das maiores concentrações de competidores do cubo.
E, então, cubista? Já participou de uma competição de cubo mágico?
A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!