Sempre que um recorde mundial é quebrado, há uma enorme comoção mundial. Os vídeos sempre rodam o mundo todo, saindo da bolha do Cubo Mágico. E dessa vez esse WR é ainda mais emblemático, dada toda a sua história e circunstâncias. Foi o primeiro recorde mundial de single feito por Yiheng Wang, o atual melhor do mundo com uma larga vantagem, mas que até então, mesmo tendo chegado próximo várias vezes, não havia rompido o single. Então na postagem de hoje, exploraremos em mais detalhes os pormenores desse tão impressionante recorde.
3.08 – O Recorde
Claramente não se pode dizer que esse se trata de um recorde inesperado. Todos nós sabemos perfeitamente que Yiheng é o melhor do mundo, e que um WR de single por parte dele era questão de tempo. Quando ele tivesse um embaralhamento minimamente decente, seguramente ele poderia alcançar esse recorde.
Mas o mais inesperado talvez nesse recorde é a qualidade dessa solve. Fazendo um comparativo com os recordes anteriores, a dificuldade dessa resolução é muito mais elevada. Com um incrível total de 45 movimentos, isso é mais de 10 movimentos a mais que o tempo anterior. E sendo claro um tempo inferior, temos um TPS inimaginável de 14.61 giros por segundo. A maior parte das pessoas não consegue chegar nessa quantidade de giros nem mesmo na PLL.
A solve é bastante simples a princípio. Ele faz uma cruz simples, com uma elementar influencia do primeiro par. Tem uma escolha brilhante para o segundo par, influenciando o terceiro em se tornar um free pair. E após isso, o fim dessa solve é bastante intuitivo, com um último par bastante simples, seguido de OLL skip, e uma execução bastante travada da PLL U. Excluindo essa hesitação na PLL, teríamos tido seguramente o primeiro sub 3 de single da história com esse tempo, e um TPS ainda mais próximo da mais profunda perfeição.
A Carreira de Yiheng
Esse recorde é extremamente significativo tanto para Yiheng, como para o Speedcubing no geral. Para ele principalmente pelo seu histórico recente com resultados polêmicos. Com vários tempos recentes tendo sido deletados em função da técnica chamada de sliding, que já abordamos aqui no blog anteriormente.
Fatos como esse poderiam desmotivar ao extremo alguns speedcubers, mas não foi isso que aconteceu com esse garoto. Ele seguiu firme, e segue quebrando recordes cada vez mais impressionantes. E tudo indica que deve continuar. O seu nível atualmente é tão discrepante em relação aos outros speedcubers de elite da atualidade, que a única pessoa que vemos que pode quebrar o seu recorde, especialmente no que tange a média, é ele mesmo.
Mas mais do que isso, essa é a primeira vez em vários anos, que uma mesma pessoa tem o recorde mundial de single e de média no 3×3 simultaneamente. A ultima vez que isso aconteceu foi por ninguém mais ninguém menos que o melhor e maior speedcuber da história, Feliks Zemdegs. Max park chegou relativamente perto de alcançar tal feito também, no entanto, Yiheng Wang agora tornou isso em uma realidade. Temos novamente um domínio completo do 3×3.

O que esperar do futuro?
O que esperar agora? Bom, esse seguramente não foi o último recorde de Yiheng. Tudo indica que ele vai continuar melhorando o nível, ainda que seja impossível deduzir até quando. Os próximos recordes de 3×3 que teremos, quase certamente se tratarão do primeiro sub 3 de single e primeiro sub 4 de média. Há o risco de que a média seja quebrada antes do single e que tenhamos o recorde de single e de média na mesma casa decimal, de maneira ao que tudo indica inédita.
Além disso, é provável que o sub 3 e o sub 4 sejam a ultima quebra de casa decimal possível. Se isso realmente é verdade, só o tempo dirá, mas mesmo assim, você pode ter certeza que aqui no blog ficará sabendo sobre tudo isso e muito mais! Até a próxima postagem.