Está tentando resolver o enigma do brinquedo mais difícil do mundo ou já soluciona o cubo mágico a muito tempo? Independente da resposta, esse texto te dará dicas para começar a resolver o seu primeiro cubo mágico!
O brinquedo foi inventado pelo professor húngaro Ernõ Rubik, em 1974. Mesmo depois de tantos anos, ele continua sendo um quebra-cabeça muito desafiador e procurado em vários lugares do mundo, inclusive, aqui no Brasil!
1. Seu primeiro cubo pode ser o 3x3x3
Você já deve saber que existem diferentes versões de cubo mágico, como o 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4 e, também para pessoas com deficiência visual.
Com isso, é comum algumas pessoas acreditarem que quanto menor o cubo mágico, mais fácil ele é. Bom, isso não é uma mentira, porém, o cubo 3x3x3 é o mais tradicional e, por isso, você poderá encontrar mais informações sobre ele na internet, tornando mais fácil sua resolução.
2. Conheça o cubo mágico
Decidiu que realmente vai começar pelo cubo 3x3x3? Então, examine e conheça o brinquedo!
Conhecer o cubo que irá resolver está relacionado a entender como ele funciona. Nesse caso, saber a velocidade de giro e as cores do puzzle irão te ajudar a resolvê-lo.
O cubo possui seis cores onde cada uma corresponde a uma face. É legal você saber que a face branca é oposta a amarela; a face vermelha é oposta a laranja; e a face verde oposta a azul. Além disso, as quatro peças centrais nunca se movem.
Já em relação a velocidade, quanto mais rápido for o giro do brinquedo, mais facilidade você terá para realizar as movimentações de cada algoritmo e, com isso, resolverá o cubo com maior rapidez.
3. Aprenda algoritmos
Já falamos por aqui que resolver o cubo mágico não é uma missão impossível, mas para isso acontecer, é preciso aprender alguns algoritmos, isto é, uma série de movimentos.
Para a nossa sorte, algumas pessoas já fizeram o trabalho difícil (ou pelo menos, mais difícil) e estudaram sobre isso, procurando encontrar resoluções para o cubo. Então, você pode acessar, aqui mesmo pelo nosso Blog, alguns dos possíveis métodos de resolver o quebra-cabeça, clicando aqui.
Não se esqueça de que terá que aprender novos algoritmos a cada novo cubo que for resolver.
4. Vá devagar com o seu primeiro cubo
O próprio inventor do quebra-cabeça demorou um bom tempo para montá-lo pela primeira vez e gastou aproximadamente um mês para isso.
Então, se você não é o Flash, não há necessidade de querer resolver o cubo mágico no menor tempo possível logo nas primeiras vezes que entrar em contato com o brinquedo. Às vezes, ir devagar é o melhor caminho. Por isso, é importante ir conhecendo o puzzle, os algoritmos para resolvê-lo e suas maiores dificuldades com o brinquedo.
Quando você finalmente se sentir seguro com o puzzle, poderá começar a marcar o seu tempo e a procurar novas formas de resolvê-lo, a fim de diminuir a duração de sua resolução, e quem sabe, até mesmo participar de um evento oficial.
A dica é estar sempre atento ao seu próximo movimento, para, assim, ir acelerando o tempo.
5. Participe de oficinas de cubo mágico
Um fato muito interessante sobre o mundo dos cubos mágicos é que existe uma comunidade unida em torno de um único objetivo, que é resolver o cubo.
Os participantes estão dispostos a ensinar técnicas e a desenvolver habilidades de resolução em outros membros, já que isso irá fazer com que mais pessoas brinquem com o brinquedo e até participem de eventos oficiais, tornando a atividade mais comum e valorizada.
Então, não se esqueça de procurar algum grupo de cubistas aí na sua cidade e de participar de oficinas e eventos, pois toda experiência será válida e te auxiliará com o cubo mágico.
Continue ligado no nosso blog para estar atento às novidades do mundo cubistico.
E, aí, cubista? Preparado para começar a seguir nossas dicas?
A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!