Não é novidade para a gente que acompanha todos os acontecimentos do mundo do cubo mágico de que o brinquedo auxilia no avanço do aprendizado escolar. As escolas estão cada vez mais utilizando o quebra-cabeça como ferramenta para ajudar na aprendizagem dos seus alunos. E dessa vez não poderia ser diferente! O campeão brasileiro da modalidade megaminx se apresentou em uma escola de Santa Catarina, motivando ainda mais o uso do cubo mágico nas escolas!

A escola José Giassi, localizada no bairro Quarta Linha em Criciúma, está com um projeto que busca incentivar os alunos das turmas de 4º e 5º ano a aprenderem a resolver o cubo mágico. Para isso, o projeto foi aberto com a presença do recordista brasileiro na modalidade megaminx, Vitor Wagner Abreu. Ele treina há sete anos e já conquistou 11 medalhas em campeonatos oficiais, sendo três de ouro, seis de prata e duas de bronze.

Como o projeto foi desenvolvido e aplicado
A diretora da escola, Ádria Vanusa Correa, percebeu a importância do cubo mágico para o desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico e trouxe vinte cubos mágicos para seus alunos. Os cubos irão ser utilizados nas aulas do Laboratório de Matemática da professora Karoline Nair Figueiredo, responsável pelo projeto.
Os autores da iniciativa apresentaram os diferentes cubos mágicos existentes no mercado e ainda explicaram os principais algoritmos utilizados para resolver o quebra-cabeça. Alunos do 6º ano participaram da atividade, que tinha o objetivo de auxiliar os estudantes a compreenderem o primeiro dos sete passos de resolver o cubo mágico, que é fazer uma cruz branca com centro amarelo.
Quem é o campeão brasileiro Vitor Wagner Abreu

O recordista Vitor Wagner Abreu, convidado no projeto desenvolvido pela escola em Criciúma, nasceu no município de São José e hoje em dia mora em Urussanga, a 185 quilômetros da capital Florianópolis.
De acordo com o portal World Cube Association (WCA), ele, atualmente, participou de 5 competições e possui 317 soluções completadas.
Ele é considerado o atual recordista brasileiro no cubo megaminx, com um tempo espetacular de 35,43 segundos. Com isso, ocupa a 4º colocação no ranking sul-americano e a 39º no ranking mundial.
Abreu conquistou a medalha de prata no Campeonato de Cubo Mágico Sul-Americano, realizado em Brasília/DF, no mês de julho deste ano.
O cubo mágico foi criado para auxiliar na aprendizagem
Criado em 1974, pelo professor de arquitetura Húngaro Erno Rubik, a princípio, o brinquedo era feito de madeira, que semelhante aos cubos atuais, também contava com seis cores diferentes, uma em cada face.
O objetivo da invenção era ajudar alunos de arquitetura a compreenderem o tridimensionalismo, ou seja, objetos em 3D. Após 48 anos de sua criação, o brinquedo continua incentivando estudantes a melhorar a concentração, o raciocínio lógico e aumentar a auto-estima, sobretudo quando o aluno consegue resolver o cubo.

Apesar do professor ser a primeira pessoa a resolver o quebra-cabeça, ele demorou cerca de um mês para solucionar sua própria invenção. Até o momento, de acordo com o Guinness World Records, o recorde mundial do cubo mágico é de 3,47 segundos definido pelo Chinês YuSheng Du durante o campeonato Wuhu Open 2018. Mas esse número pode diminuir a qualquer momento.
E então, cubista? Está desenvolvendo seu aprendizado com o cubo mágico?
Com informações da Redação Engeplus

A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!