Conheça a Casa da Hungria, exposição que revela tradição de invenções como o cubo mágico

Nós, cubistas, sabemos que a invenção do cubo mágico foi um marco gigante, principalmente nas nossas vidas. O brinquedo que é o mais famoso do mundo já participou de algumas exposições, a fim de torná-lo mais conhecido para outras pessoas. E mais uma dessas exposições interessantes foi realizada durante a Olimpíada Rio 2016, trazendo as principais invenções da Hungria, como o cubo mágico. Conheça a Casa da Hungria.

A Casa da Hungria foi instalada dentro do Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, zona sul da capital fluminense. 

Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, Rio de Janeiro.
Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, Rio de Janeiro.

A exposição foi montada com o objetivo de que mais pessoas conhecessem o país e suas importantes invenções que conseguiram fazer com que a Hungria se posicionasse no mapa do mundo. Uma delas foi o cubo mágico, inventado pelo professor húngaro de matemática Ernő Rubik, em 1974, que queria encontrar uma maneira mais lúdica de ensinar. 

Cubo mágico gigante, na Casa da Hungria, no Rio de Janeiro.
Cubo mágico gigante, na Casa da Hungria, no Rio de Janeiro.

Quem visitou o lugar pôde encontrar um enorme cubo mágico e, mais do que isso, brincar dentro dele. 

Mais informações sobre a Casa da Hungria 

Na Casa da Hungria, além de conhecer o país e sentir a experiência de se viver nele, também era possível desfrutar de sua arquitetura, artesanato, cultura, arte e gastronomia. Tudo isso em um único espaço. 

Visitantes no jardim da Casa da Hungria.

Em meio a uma decoração sofisticada e comida de rua húngara, diferentes tipos de exposições mostravam as criações em uma área digital. Nela o visitante poderia se surpreender com as 482 medalhas olímpicas húngaras, conhecer a riqueza da língua e se divertir com o cubo mágico. 

Além disso, um lounge externo e um terraço com energia foram disponibilizados para que todos os visitantes pudessem desfrutar da transmissão ao vivo dos Jogos Rio 2016 e, claro, acompanhar o desempenho do país na Olimpíada. 

A Hungria é um país que possui diversas invenções 

Mais que o lugar responsável pela criação do cubo mágico. A Hungria é o local origem de muitas outras invenções de grande importância em nossas vidas.

Letreiro presente no jardim da Casa da Hungria, Rio de Janeiro
Letreiro presente no jardim da Casa da Hungria, Rio de Janeiro

Ela é a inventora do helicóptero, da holografia (técnica de registro de padrões de interferência da luz, que possibilita imagens em três dimensões), da caneta esferográfica e do nosso queridíssimo cubo mágico. 

Outro fato interessante é que a Hungria é conhecida como um país que se preocupa com a água. Além disso, se destaca nos esportes aquáticos, como canoagem, remo, natação e o polo aquático. Para eles, a água representa a vida e a trajetória olímpica.  

E, então, cubista? Você já conhecia as invenções da Hungria?

Gostou do conteúdo? Compartilhe