O cubo mágico ajuda a aliviar dores

Os efeitos do cubo mágico em tratamentos de doenças e no desenvolvimento cerebral e muscular já é bastante conhecido, mas com certeza você não sabia que o cubo mágico ajuda a aliviar dores.

Estudos científicos apontam como a distração provocada ao resolver um quebra-cabeça tem efeitos no córtex pré-frontal dorsolateral, área do cérebro responsável pela memória e pela atenção. Isso significa que resolver um cubo mágico teria o mesmo efeito que tomar um remédio para dor.

médico segurando cubo mágico, aliviador de dores
Médico segurando um cubo 3x3x3

Mas cientistas das universidades de Colúmbia e Colorado Boulder contestaram essa informação. Ao tratar pacientes com as técnicas de placebo e puzzle ao mesmo tempo, eles perceberam que os efeitos foram mais intensos, sem que um método interferisse sobre o outro.

O estudo sugeriu que esses dois tratamentos afetam áreas diferentes do cérebro, mas ainda causam o mesmo efeito. Sendo assim, seria possível maximizar o alívio de dores sem o uso de remédios, o que significa que sempre que bater aquela dor de cabeça, você pode aliviar ela resolvendo um cubo 3x3x3.

Cubo mágico também é usado como aliviador do estresse ocasionado pela pandemia 

Atualmente, vivemos uma época em que a correria faz parte dos nossos dias. Muitas vezes, aliar o trabalho, o estudo e as atividades domésticas, por exemplo, pode ser bastante estressante.  

A pandemia pelo Covid-19 aumentou ainda mais esse estresse. Isso porque ela ocasionou mais do que apenas uma grande crise sanitária, mas o isolamento social. Com isso, muitas pessoas foram impedidas de saírem de suas casas, sendo necessário, na maioria das vezes, trabalhar e estudar nas suas residências a partir da mediação de algum aparelho eletrônico, como computador e celular, que como sabemos, além de causar ansiedade, também pode atrapalhar o sono. Além disso, o lazer passou a ser realizado também dentro de casa.

Em contrapartida, no momento de isolamento social, algumas pessoas tiveram ao seu lado o cubo mágico, que ajudou a passar o tempo, desestressar, a competir entre os familiares, diminuir a ansiedade, dentre outras coisas. Assim, mesmo quem não conhecia o brinquedo ou nunca havia tentado resolvê-lo, adentrou ao mundo dos cubos mágicos e, após conhecer e sentir os seus benefícios, não saiu mais. 

O cubo mágico é multifuncional 

Com isso, é possível perceber que o cubo mágico não é apenas um brinquedinho qualquer. Sempre mencionamos por aqui a importância que o cubo pode ter na vida das pessoas que o apreciam, como ser um hobby, ou um grande aliado para o tratamento de alguns sintomas, como as dores de cabeça. 

Idosa resolvendo um cubo mágico, auxiliando no tratamento da doença de Parkinsons
Idosa resolvendo um cubo mágico, auxiliando no tratamento da doença de Parkinsons

É importante mencionarmos, também, que para algumas pessoas o cubo mágico pode até ser a causa das dores de cabeça. Isso porque, apesar de existirem vários métodos que facilitam a resolução do cubo, alguns ainda não tentam aprendê-los, e, como consequência, não conseguem resolver o brinquedo. 

Nesse sentido, o estudo que mostra a potencialidade do quebra-cabeça no alívio das dores de cabeça pode ser usado como mais uma prova da importância do puzzle. Quanto mais pessoas souberem dos benefícios que ele pode nos oferecer, mais pessoas irão se aventurar em tentar resolver o desafio que é o brinquedo mais difícil do mundo. 

E, aí, cubista? Você já aliviou sua dor de cabeça resolvendo um cubo mágico?

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS