Ucraniano Alex Ivanchak usa cubos mágicos para fazer retratos

Alex Ivanchak

A arte sempre teve uma importância fundamental na vida das pessoas. Ela possibilita o contato com novas experiências e permite que aqueles que a admiram desfrutem de sentimentos e emoções únicas.

Isso significa dizer que uma mesma produção artística pode causar diferentes sensações em cada pessoa, mostrando o quanto a arte é única e especial. Além disso, sabemos que ela está em todos os lugares e faz parte da nossa cultura, reafirmando, mais uma vez, sua importância.

Mas e quando essa arte é feita usando cubos mágicos? O ucraniano Alex Ivanchak usa cubos mágicos para fazer grandes retratos de celebridades. Olha que loucura!

História e carreira de Alex Ivanchak com o cubo mágico 

Alex Ivanchak
Alex Ivanchak

O cubo mágico é um famoso brinquedo em que você deve conseguir ter uma cor uniforme em cada lado do cubo para, assim, conseguir resolvê-lo completamente. 

Mesmo sendo mais de 43 quintilhões de combinações possíveis de serem feitas ao resolver um cubo mágico, alguns não consideram ele tão difícil assim e, às vezes, essas pessoas buscam até formas de aumentar ainda mais o desafio! Foi isso que Ivanchak pensou quando começou a fazer seus retratos. 

Foi pensando assim que ele já fez obras de pessoas que provavelmente você já conhece, como do jogador Lionel Messi, o rei do rock Elvis Presley e da cantora Adele.

Para cada retrato, são usados de 400 a mil cubos. Apesar de já ser um número grande de cubos, o artista espera conseguir usar mais de mil.

A paixão de Ivanchak pelo cubo mágico aconteceu cedo. Participante de competições de cubo, ele obteve sucesso com os formatos 3x3x3 a 7x7x7, já tendo sido recordista nacional da Ucrânia por 23 vezes. Foi em um desses eventos que ele inovou a forma como usava o cubo mágico. 

Seu sucesso e reconhecimento com as obras iniciaram quando ele postou um vídeo do retrato de Jimin, cantor e compositor sul-corenao do grupo pop BTS. 

Genialidade, criatividade e as possibilidades do cubo mágico 

É possível dizer que o cubo mágico é um quebra-cabeça que pode te proporcionar diferentes tipos de entretenimento e passatempo. Principalmente se você for uma pessoa bastante criativa como Ivanchak. 

É interessante a forma como um simples brinquedo pode tomar grandes proporções e trazer bons resultados como seus quadros. Nesse sentido, mais do que matemática, geometria e lógica, Ivanchak consegue misturar tudo isso com a arte. 

Para criá-los, não existe uma regra certinha. É usado a cor de cada parte do cubo como se fosse um pixel. Ou seja, o que ele realmente faz é definir um padrão certo para esses “pixels” e fazer os retratos. 

E, então, cubista? Você já aumentou seu desafio com o cubo mágico?

Se quiser saber mais sobre arte e cubo mágicos, já falamos por aqui sobre o Giovanni Contardi.

Gostou do conteúdo? Compartilhe