Jessica Fridrich e o método CFOP

Ela nasceu em 1964 na Ostrava, conhecida por ser a terceira maior cidade da República Tcheca e também a segunda maior cidade em relação aos aspectos de aglomeração urbana. Além disso, está situada na principal região industrial do país, a apenas 15 km da fronteira com a Polónia.

Jessica Fridrich

Com Ph.D. em engenharia elétrica e de computação, Jessica Fridrich é uma reconhecida professora na Universidade de Binghamton. Ela é especialista em aplicações de ocultação de dados em imagens digitais, bem como esteganografia e esteganálise, análise forense de imagens digitais e processamento avançado de imagens. 

Ainda, também é conhecida por popularizar o método Fridrich ou CFOP, usado comumente para acelerar a resolução do cubo mágico. Ela pode ser considerada, então, uma das pioneiras do speedcubing.

História

O aumento do interesse pelo cubo mágico a nível global iniciou-se em 1980. Apesar disso, a paixão de Jéssica pelo cubo começou em 1981, quando ganhou o seu primeiro. É relevante mencionar que mesmo com a Hungria sendo um país próximo à República Tcheca e sobretudo do criador do cubo de Rubik, era muito difícil uma pessoa comum obter um cubo devido ao seu alto valor. 

Competições

Nesse contexto, em abril de 1982 a revista tcheca Mlady Svet organizou o Campeonato Tcheco de Cubo Mágico, em que Jessica Fridrich participou. Jessica ganhou com o resultado de 23,55 segundos.

O primeiro campeonato mundial aconteceu em 5 de julho de 1982, sendo realizado em Budapeste na Hungria. Sabe-se que dezenove pessoas participaram do evento e Jessica Fridrich é uma delas. Sendo uma participante notável, tornou-se conhecida devido a criação de métodos de resolução do cubo e também, influente na comunidade de speedcubing. 

Representando os Estados Unidos, ela já competiu em quatro competições da WCA e completou 33 resoluções oficiais. Seu resultado mais surpreendente foi o vice-campeonato mundial em 2003 no Canadá. Na oportunidade ela deixou escapar o ouro por menos de meio segundo de média.

Repita todos os movimentos

Jéssica Fridrich e coleção de cubos mágicos
Jéssica Fridrich e coleção de cubos mágicos

Jessica Fridrich acredita que quanto mais você estuda os algoritmos existentes, mais você os aperfeiçoa e utiliza aqueles com que melhor você se adapta. A comunidade deve muito a ela por ter reunido todas essas formas de resolução em um só lugar. Esse método, o método Fridrich, criou atalhos incríveis para resolução. O famoso F2L (first two layers), por exemplo, faz com que o cubista consiga concluir as duas primeiras camadas de uma só vez com bem menos movimentos que os métodos tradicionais e mais básicos. 

Pra você que já sabe resolver sem dificuldades, já aceitou o desafio de um método avançado?

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS