Curiosidades do cubo mágico
É comum que as pessoas tenham dificuldades em compreender o grande universo dos cubos mágicos. Por isso, vamos apresentar abaixo as curiosidades do cubo que provavelmente você nem imaginava!
1- Seu objetivo nem sempre foi ser um brinquedo ou hobby
Em primeiro lugar, o cubo mágico foi criado em 1974, pelo Húngaro Erno Rubik, um professor de arquitetura. A princípio, ele era feito de madeira, que semelhante aos cubos atuais, também contava com seis cores diferentes, uma em cada face. Nesse contexto, criado para movimentar as peças sem que estas se desmontem, o objetivo era ajudar os alunos de arquitetura a compreenderem o tridimensionalismo, ou seja, objetos em 3D.
2- A primeira pessoa a solucionar o cubo
Assim como criador, Ernõ Rubik foi a primeira pessoa a resolver o cubo mágico. Apesar disso, ele não possuía o conhecimento de que havia criado um quebra-cabeça, tendo sempre como foco o seu objetivo inicial de auxiliar seus alunos. Além disso, pelo incrível que pareça, o criador não é um cubista veloz, sua primeira resolução demorou cerca de um mês para ser concluída com êxito.
3- O cubo mais difícil do mundo
É comum os cubistas dizerem que os cubos de ordem par são os mais trabalhosos de serem resolvidos. Isso porque, ao contrário dos ímpares, não há uma peça central e fixa que indique a cor de cada face. Para solucionar um cubo maior que o 3x3x3, você deverá reduzi-lo, o que, consequentemente, irá gerar paridades, ou seja, movimentos impossíveis de serem feitos em um 3x3x3.
Muita gente acredita que o cubo mais difícil do mundo é o 17x17x17. O seu tamanho exagerado de 17 camadas em cada uma das dimensões o torna extremamente trabalhoso para resolver. Além disso, este cubo em específico possui diferentes tamanhos de peças, o que torna difícil combinar as cores e as faces de maneira exata.
O youtuber e cubista Kenneth Brandon, mais conhecido como RedKB, aceitou o desafio e demorou exatamente 7 horas, 32 minutos e 46 segundos para resolver o cubo de 17x17x17.
Isso aconteceu em 2015. A verdade é que já existem maiores, e quanto maiores, mais difícil e mais trabalhoso fica. Brandon levou e ainda leva a fama pelo fato de seu vídeo ter se tornado viral na época e até hoje é bastante compartilhado.
4- Existe um cubo mágico feito em uma impressora 3D
Não é novidade que as impressoras 3D são um sucesso em todo o mundo, sendo capazes de criar desde próteses a brinquedos.
Assim, surge o X-Cube. O seu criador, Dane Christianson por meio da Idea Shop, no Instituto de Tecnologia e Illinois, imprimiu o cubo mágico com camadas adicionais em quatro faces. Considerando isso, ele também pode ser considerado um dos modelos de cubos mágicos bem difíceis de serem solucionados.
5- O menor cubo mágico do mundo
Em setembro de 2020 foi apresentado o menor cubo mágico do mundo em comemoração ao 40º aniversário do cubo mágico no Japão. Ele é feito de alumínio, com 2 gramas e com 9,9 milímetros de cada lado. O primeiro cubo a ser comercializado no país foi no ano de 1980, atingindo 4 milhões de vendas no seu lançamento.
6- São 43.252.003.274.489.856.000 de possibilidades
É isso mesmo. Existem mais de 40 quintilhões de combinações possíveis em um cubo mágico. Isso quer dizer que caso uma pessoa fizesse um movimento por segundo para resolver todas as possibilidades ela precisaria de mais de uma vida pra terminar a tarefa, aliás, várias vidas.
7- O cubo de Rubik mais caro do mundo
Acredite se quiser, mas o cubo mais caro do mundo vale aproximadamente U $2,5 milhões. Ele foi criado pela Diamond Cutters International, sendo feito de ouro amarelo de 18 quilates, 185 quilates ou rubis, esmeraldas, safiras, ametistas e diamantes brancos.
Agora que você já sabe sete curiosidades sobre o cubo mágico, qual chamou mais sua atenção?
A Oncube é a loja voltada para o quebra-cabeça mais intrigante do planeta, o Cubo Mágico. Aqui você vai encontrar produtos originais e importados, tanto cubos profissionais para usar em campeonatos quanto para sua coleção. Sempre trazemos novidades e lançamentos. Confira!