Em 29 julho de 2020, a Netflix lançou um documentário sobre o cubo mágico com o nome de “The Speed Cubers” (na versão brasileira, Os Magos do Cubo) que conta a história dos dois maiores recordistas do mundo, o Australiano Feliks Zemdegs e o Americano Max Park.
O filme tem duração de 40 minutos e conta como eles começaram no mundo do cubo, como se tornaram amigos, rivais e os acontecimentos até o campeonato mundial de 2019, que aconteceu em Melbourne na Austrália, terra natal de Feliks.
Feliks, nascido em dezembro de 1995, desde criança se mostrou muito interessado no cubo mágico, começou a bater vários recordes mundiais, viajou para muitos países, inclusive o Brasil (no campeonato mundial de 2015), participou de vários programas de televisão e é reconhecido por muitos como o melhor praticante de cubo velocidade do mundo.
Max, nascido em novembro de 2001, quando criança foi diagnosticado com autismo, com isso sua família tentou buscar formas de ajuda-lo com a comunicação e interação com as pessoas. Então, encontram o cubo mágico, o brinquedo pelo qual Park se apaixonou e começou a mostrar cada vez mais interesse, participando dos campeonatos começou a bater inúmeros recordes, inclusive mundias, os quais eram anteriormente do Feliks.
A história conta mais sobre a superação e conexão entre esses dois atletas do que o brinquedo em si.
Se você é um amante do cubo mágico, se gosta ou se é apenas um curioso, então deve assistir ao filme e ele pode até te tirar umas lágrimas.
Filme produzido por Sue Kim e Chris Romano
Dirigido por Sue Kim
Distribuído por Netflix
Lançado em 29 de Julho de 2020.
Apaixonado por cubo mágico desde 2011. Criei a loja ONCUBE em 2013 e sempre estou criando conteúdos para cubo mágico nas minhas redes sociais.